sexta-feira, 14 de setembro de 2012

99 ANOS


Festa curiosa, esta de 99 anos!  Ainda não é o centenário; cem anos e o mais... mas também é aniversário e merece alguma comemoração; não pode passar em branco...
Nesta quarta-feira (dia 19/09/2012) a nossa igreja, a PIBA: Primeira Igreja Batista de Aracaju faz noventa e nove anos.  As grandes celebrações, os eventos marcantes, o registro histórico, os acontecimentos efusivos estão sendo gestados e devem ocorrer no próximo ano.  Ali, sim, será a data.
Mas eu vou comemorar os noventa e nove anos.  Afinal, para usar um lugar-comum: não é todo dia que chega a esta marca!  Assim, volto a primeira frase para reiniciar o texto: Festa curiosa, esta de 99 anos!
Exatamente porque é este misto de celebração e expectativa, de festa e preparação, de alegria e trabalho é que olho para tal momento como bem representativo da igreja de Cristo em seu momento.  Vivemos as quase dez décadas, mas ainda não chegamos lá.  Com alegria passamos por esta primavera, mas ainda...
Aos 99 anos testemunhamos o que Deus fez de maneira maravilhosa na vida e na história de nossa igreja, e como ele foi favorável a tantos e quantos marcharam conosco nesta jornada (ou outros que apenas foram salpicados pela graça que por aqui jorrou).  Por outro lado, já vislumbramos de maneira bem mais palpável a realidade do centenário – agora falta só um ano – e sabemos que o Senhor da igreja ainda vai intervir com algumas de suas manifestações poderosas e gloriosas entre nós.
Assim mesmo é a vida da igreja.  Já temos motivos para glorificar a Deus pelo que ele já vem realizando na história, contudo o grande dia do Senhor ainda é aguardado – e para breve!  Então, 99 anos é uma boa ocasião para reafirmar a convicção inabalável que funda a igreja:  este momento é de festa pela companhia divina, mas ela – a festa – ainda não está consumada (como gosto da promessa de Mt 28:20).
Venha celebrar conosco os 99 anos da PIBA!

(A foto lá em cima é do templo onde a Igreja se reuniu por mais de duas décadas.  Ele foi demolido em 1984 para ser construído, no mesmo endereço, um prédio novo onde nos reunimos hoje.  Aquele templo, com certeza, traz muitas lembranças de minha infância!)

4 comentários:

  1. Parabéns a PIBA, cuja história se entrelaça com a dos batistas em Sergipe.

    Em Cristo,
    José Crispim S. Santos
    www.aprisco.org

    ResponderExcluir
  2. Encaminhamos, por e-mail ao Pr. Paulo Sérgio, mesmo aqui de longe, nossos parabéns à amada Primeira Igreja Batista de Aracaju, mais recentemente conhecida como PIBA.
    Sou dos tempos anteriores à foto que vc postou. Aliás, posso dizer que nascí alí.
    Parabéns pelo belo texto.
    Um abraço,
    Josa e Dilma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridos, uma das alegrias de ser uma igreja centenária é poder ter em seu curriculum histórias de famílias como a sua. Um abraço.

      Excluir