terça-feira, 1 de novembro de 2011

Salmo 2 - uma leitura


Já sabemos que Davi foi considerado como o rei-modelo em Israel e alguns salmos o tomam por referência exatamente desta forma.  Entre eles vamos destacar aqui o Sl 2, certamente ele aponta a Davi como o rei idealizado por Deus.
O Salmo começa citando a revolta e a tomada de posição de outros reis adversários contra o ungido do Senhor.  Quando os inimigos se levantam contra o escolhido de Deus, Ele pessoalmente se apresenta para defendê-lo:
“Eu mesmo estabelecerei o meu rei
em Sião, no meu santo monte”.
(Sl 2:6)
Este salmo é uma declaração de amor e benevolência do Senhor para como o seu servo:
Pede-me, e te darei as nações
como herança
e os confins da terra como tua
propriedade.
(Sl 2:8)
Diante desta promessa, o salmista não tem dúvida alguma em proclamar:
Adorem o SENHOR com temor;
exultem com tremor.
(Sl 2:11)
Somente mais um detalhe a se observar em relação ao Sl 2: as palavras do verso 7 foram quase que literalmente citadas pelo Espírito Santo ao ratificar o batismo de Jesus (compare Mt 3:17; Mc 1:11 e Lc 3:22).

2 comentários:

  1. "Tu és meu filho amado, em ti me comprazo". Jabes, essa palavras foram bênçãos na minha vida hj. É como trazer a memória aquilo q me dá esperança.
    Deus te abençoe sempre...
    Saudades.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla,
    Graças a Deus as palavras foram bênçãos em sua vida. É bom saber que mesmo à distância - e com saudades - o Senhor pode nos usar para alimentar a santa esperança.
    Um abraço.

    ResponderExcluir