terça-feira, 24 de maio de 2011

O FRUTO DO ESPÍRITO - a jaca

Já pelo final na Carta aos Gálatas, Paulo faz uma relação de atitudes ou virtudes que ele mesmo caracteriza como fruto do Espírito (leia em Gl 5:22-23).  O apóstolo vinha se ocupando de explanar que em Cristo todos fomos chamados à liberdade (volte a Gl 5:13) e, na continuação do argumento, ele apresenta a oposição entre as obras da carne e o fruto do Espírito.  E desta relação simples, direta e objetiva muita coisa pode ser dita.  Queria hoje começar a ver melhor este fruto.
No grego que tenho em minha mão aqui a expressão é assim mesmo no singular: fruto.  Talvez isso não seja novidade para quem está acostumado a um estudo mais amiúde do texto.  E por isso mesmo já vi muitas ilustrações que tentaram explicar este fruto único com manifestações diferenciadas.  Não vou entrar nos detalhes. 
Veja a minha proposta.
Aqui no meu rico Nordeste brasileiro temos uma quase infinita variedade de frutas bem nossas, cada uma com seu jeito próprio e diferente (se você nunca provou carambola ou manga tirada de vez do pé, não sabe o que está perdendo!).
Mas deixe-me voltar ao fruto de Espírito.  Penso que nenhuma fruta desta terra representa melhor a ideia apostólica que a jaca.  Sei que botânicos e teólogos poderão apresentar argumentos diversos e derivados contra ou a favor da minha escolha.  E até eles tenham razão.  É verdade ainda que ela tem um nome científico bem pomposo: artocarpus heterophylla.  Só que os motivos de minha ilustração é bem mais prosaico: o fruto do Espírito é um fruto, assim como uma jaca é uma jaca.  Siga o meu raciocínio para entender está afirmação óbvia.
Em primeiro lugar a jaca nasce e se desenvolve bem ligada à jaqueira.  O talo é pequeno para uma fruta daquela dimensão, mas ela fica ali grudada até que seu próprio peso a derrube.  Neste momento, com a queda, ela se parte e pode oferecer-se a uma gama de animais que dela se servem.
É fácil lembrar as palavras de Jesus e associá-las à jaca: Vocês também não podem dar fruto se não permanecerem em mim (a citação é do final de Jo 15:4, mas considere todo o texto).  Assim entendo que Jesus disse que se eu estiver nele como a jaca na jaqueira, vou conseguir maturar naturalmente o fruto do Espírito que por sua vez servirá a muitos.
Contudo duas outras características me chamam a atenção e são por demais relevantes para caracterizar a jaca como o exemplo apropriado ao fruto do Espírito.
Em primeiro lugar há a sua forma: a jaca é um conjunto de bagos.  Cada um destes bagos traz em si um caroço (semente) e um pouco de carne que para mim serve principalmente para ser comido.  E como é gostoso!  Mas cada bago só nasce, cresce e amadurece envolto na casca da jaca.  Mesmo que o bago pareça individual, a jaca só é jaca no conjunto da fruta.
Atente para isso: o fruto do Espírito, em cada uma de suas manifestações pode, e deve, apresentar por si as marcas próprias; mas é no conjunto do fruto, abrigado sob o próprio Espírito que ele se faz completo.
O mais peculiar, contudo da jaca é seu visgo e seu cheiro.  Se você não sabe o que é isso, experimente deixar uma jaca aberta em sua geladeira por dois dias e depois veja que até a água nas garrafas ali dentro estarão tomadas por seu cheiro e gosto inconfundíveis.  Do mesmo jeito, o visgo fica preso na mão de quem pega seus bagos direto na fruta.
Assim é o fruto do Espírito.  Ele tem visgo e cheiro tão marcantes e característicos que quando estão presente na minha vida, não tenho como disfarçá-los: ele toma conta de tudo.
Daí posso dizer que a proposta de Paulo foi que produzíssemos jacas do Espírito em nossas vidas cristãs, afinal, se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito (conclusão apostólica em Gl 5:25).
Então, quero lhe convidar a compartilhar comigo algumas reflexões sobre a jaca do Espírito e a partir delas nos impregnar do seu visgo e cheiro produzindo aquilo para o qual fomos liberados.

21 comentários:

  1. Esta sua comparação foi muito legal,o que mais gostei foi do cheiro pois nós temos que ter este aroma de Cristo impregnado em nós.Parabéns amado .

    ResponderExcluir
  2. Querida irmã em Cristo
    É bom tê-la conosco em nosso blog. Boa sua observação de que devemos sempre exalar o perfume gostoso de Cristo, lembrando a citação de 2Co 2:15.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Assim como se fala ovelha tem que ter cheiro de ovelha maravilhosa
    Mensagem 😭😭🙌🙇

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Precisamos ter realmente o cheiro de ovelha, e esse é inconfundível.
      Deus abençoe.

      Excluir
  4. Paz do SENHOR irmãos AMÉM JESUS.
    Muito boa comparação sonhei com jaca e buscando o significado me deparei com essa explicação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz querido. A jaca é realmente uma boa comparação do fruto do Espírito que devemos desenvolver em nossa vida cristã.
      Escrevi uma série de reflexões sobre cada um dos "bagos" desse fruto do Espírito. Dê uma lida.
      Abr.

      Excluir
  5. Muito Boa a interpretação. Sonhei comendo jaca e no meu sonho eu dizia que parecia carne .tava muito saborosa bem docinha .e procurando interpretações encontrei essa foi a que mas fez sentido pra mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que fez sentido para você. Espero que a jaca do Espírito seja também uma inspiração em sua vida.
      Deus abençoe sempre.

      Excluir
  6. Enquanto lia seu texto eu me enchia de alegria e ria muito porque eu amo jaca e faz muito sentido tudo que você falou. Ainda mais que quando eu lembro da minha árvore genealógica e a vejo como uma jaqueira. Então só me vi sendo convidada a ser um fruto do espírito como uma jaca. Amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha prece é que você aceite o convite para para ser fruto do Espírito para a glória dele.
      Abr

      Excluir
    2. Aproveite e leia toda a série de reflexões que escrevi sobre o FRUTO DO ESPÍRITO comparando-a com uma jaca.
      Deus abençoe sempre.

      Excluir
  7. Fui numa oração e senti cheiro de jaca e buscando um significado achei essa reflexão magnífica.🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o cheiro da Jaca do Espírito lhe atiçou em oração. Minha prece é para esse Espírito lhe tome por completo.
      Deus abençoe sempre.
      Abr

      Excluir
  8. Quero ser melhor q antes ,mais na verdade não tenho conseguido ser tô vivendo um mó mento,na minha vida amorosa que na verdade não não não gostaria de estar vivendo.m Me em oração .

    ResponderExcluir
  9. Senti cheiro de jaca o dia todo.
    Qual significado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como o Espírito de Deus em nós, a jaca deixa o seu cheiro impregnado em tudo lugar por onde passa. Assim deve permanecer nossa vida.
      Deus abençoe sempre.

      Excluir
  10. A jaca é um conjunto de gomos como a biblia diz que devemos ser unidos SL 133, e o visgo representa o quanto temos que está grudados na videira verdadeira, e os caroços som as sementes que devemos plantar pra no futuro colher bons frutos do espírito.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa interpretação. Devemos realmente viver como frutos de jaqueira, unidos e ligados ao Senhor.
      Deus abençoe sempre.

      Excluir