terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS


Andaram me perguntando sobre o porquê de Davi ser chamado de “um homem segundo o coração de Deus!”.

Veja aí um pouco sobre o argumento:

 

Sobre Davi ser um homem segundo o coração de Deus, esse é um dos pontos dos quais a Bíblia não nos dá muito detalhes ou explicações.

 

Veja algumas citações:

> No Primeiro Livro de Samuel, quando é narrada a rejeição de Saul, é dito que Deus haveria de escolher para reinar sobre a nação um homem segundo o coração dele (1Sm 13:14),

> No Salmo 89 – um Salmo didático escrito por Etã – o salmista da voz ao próprio Deus que diz: encontrei meu servo Davi e o ungi com meu santo óleo (Sl 89:20),

> Já no NT, o apóstolo Paulo traz a citação antiga: Davi, filho de Jessé, é um homem segundo o meu coração (At 13:22).

 

Pelo visto, o texto sagrado apenas afirma que o critério para designação de Davi e seu alinhamento como o coração de Deus foi feito explicitamente pelo próprio Senhor.  Ou seja, foi Deus mesmo identificou em Davi ser ele segundo o coração divino.

 

É importante lembrar o que Deus disse a Samuel, quando foi a casa de Jessé para ungir Davi: O Senhor não vê as coisas como o ser humano as vê.  As pessoas julgam pela aparência exterior, mas o Senhor olha para o coração (1Sm 16:7).

 

Do ponto de vista humano, eu poderia citar a intenção de construção do templo; o espírito quebrantado e arrependido quando confrontado pelo profeta; a submissão à vontade divina por ocasião da morte do filho; ou o desejo de habitar no santuário; ou ainda os diversos salmos de adoração; entre outros temas. 

Mas nenhum seria conclusivo – seriam critérios humanos.  Talvez a soma deles todos (!?)

 

A verdade é que Deus, em seus desígnios eternos, encontrou – ele mesmo – em Davi um homem segundo o seu coração.  Nem o patriarca Abraão, nem o libertador Moisés, nem o profeta Samuel.  Apenas Davi foi assim chamado pelo Senhor.

 

 

Aproveitando: Eu escrevi em 2019 uma reflexão sobre a unção de Davi na CASA DE JESSÉ – momento relacionado ao tema.  Leia no link a postagem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário