quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

ALÉM DA LETRA


Leitores apaixonados por Deus "devoram" a Sua Palavra.
Lécio Dornas

 

Aproveitei um restinho de tempo no feriado para ler o livro Além da Letra, do Pr. Lécio Dornas. Como o texto é curto (a obra tem ao todo 96 páginas), deu para ler numa sentada só.

 

Vai aí um pouco da minha percepção:

 

Terminada a leitura, a primeira impressão que ficou foi: vale a recomendação da leitura – vou repetir isso no final dessas linhas.

 

Observei logo que o subtítulo é uma boa indicação do que vinha por aí: "Guia fácil para interpretar a Bíblia".  E assim, sem muito arrodeio o texto cumpre seu script.

 

De linguagem direta e estilo coloquial, o livrinho (não me julgue pejorativo por me referir a ele assim!) é um bom manual – e eu diria mais: excelente – para quem está querendo começar a se aventurar na leitura, aprendizagem e compreensão sérias do texto sagrado.

 

Além da Letra é um convite ao encontro comprometido e apaixonado com a Bíblia, indo além da superfície do texto e dando indicações de ferramentas e referências para quem quer começar essa jornada.

 

Lécio Dornas começa afirmando que é preciso inicialmente se conhecer (e se apaixonar) pelo autor que se revela na Bíblia para "sorvermos o máximo da revelação de Deus".

 

Depois continua apontando os níveis de relacionamento com a Bíblia, a necessidade e requisitos básicos para a sua interpretação (além de erros comuns nesse processo).  E indicando boas técnicas e ferramentas para essa tarefa.

 

Do ponto de vista do trabalho hermenêutico, os princípios e critérios são bem apresentados e os recursos citados de forma didática.

 

(Inclui uma boa bibliografia de referência)

 

Volto à primeira impressão para ser direto: tanto para novos estudantes e exegetas iniciantes como para quem quer ousar se aprofundar no estudo bíblico sério e relevante, recomendo a leitura.


0 livro Além da Letra pode ser achado no site da editora AD Santos - link

2 comentários:

  1. Desde os estudos teológicos, ainda no Seminario (STBSB), no RJ, Lecio Dornas fez da Palavra de Deus seu foco e sua paixão. Ainda me recordo de sua alegria, quando adquiriu os comentários bíblicos de Barclay.
    Lecio Dornas é autor do conhecido livro "Socorro, sou professor da EBD", com mais de 80 mil exemplares vendidos (agora, também editado pela AD Santos); também do recém lançamento pela Convenção Batista Mineira, "Os 10 erros que os Professores de Escola Bíblica mais cometem e como evitá-los". Todos valem a aquisição, pois o autor fala do que conhece bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom saber que o Pr. Lecio tem deixado seu legado de paixão e dedicação à Palavra de Deus.
      Também é válida a indicação de outros títulos.

      Excluir