terça-feira, 11 de julho de 2023

APOCALIPSE - LENDO AS CARTAS HOJE


 

Se pensarmos na igreja como um corpo histórico, nunca houve uma igreja homogênea, nem dentro dos próprios muros nem em relação de umas com as outras.  Assim, as igrejas do Apocalipse são fragmentos eclesiásticos que devem nos dizer verdades espirituais.  Vejamos.

Toda igreja está colocada em um contexto histórico e social e, de certo modo, troca influências com ele.  É sempre bom lembrar que foi Jesus quem pediu ao Pai que não tirasse seus discípulos do mundo, mas que apenas os livrasse do mal (na Oração Sacerdotal em Jo 17:15-16).  E então em meio a este mundo a igreja é desafiada a se manter fiel a Cristo e rejeitar as tentações, artimanhas e ciladas do tempo presente (compare com Rm 12:1-2).

No Brasil não há perseguição estatal ou institucionalizada que ameace tentando nos fazer negar a fé cristã.  Mas ainda em outros cantos do mundo esta ameaça é real.  Ler então que Jesus conhece nosso labor e perseverança diante das perseguições é certamente um alívio (veja o que é dito a Éfeso, a Esmirna ou a Filadélfia).  Mas mesmo que seja o caso das ameaças disfarçadas ou veladas que tentam minar nossa fé ou apenas relativizá-las, saber que nas pressões ainda podemos confiar nas promessas de sustento e companhia divina haverá de nos fortalecer (como dito a Pérgamo e a Laodiceia).

Por outro lado, sempre que a igreja está num contexto de opulência social e se vê tentada a sucumbir frente ao conforto que a vida moderna pode oferecer, é indispensável lembrar que em Cristo a nossa riqueza aparente não passa de pobreza profunda, cegueira e nudez vergonhosa (palavras duras ditas a Laodiceia).

(Extraído do livro TU ÉS DIGNO – Ed. AD Santos)

 


Leia todo o livro TU ÉS DIGNO – Uma leitura de Apocalipse.  Texto comovente, onde eu coloco meu coração e vida à serviço do Reino de Deus.  Você vai se apaixonar por este belíssimo texto, onde a fidelidade a Palavra de Deus é uma marca registrada.

 

Disponível na:
AD Santos editora
Amazon

 

Ouça também uma reflexão no tema das Cartas do Apocalipse no YouTube

 


2 comentários:

  1. Texto aguça a vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Esse é o objetivo: leia o meu livro TU ÉS DIGNO e aguce seu desejo de ler o livro de Apocalipse

      Excluir