sexta-feira, 3 de junho de 2022

O REINO ESTÁ CHEGANDO

 


Considerando mais os sinais que apontam para a proximidade do Reino de Deus, Jesus continuou a levar a efeito o seu ministério de cuidado e anúncio.

É importante acompanhar que Jesus continuou realizando curas no sábado, mesmo com a oposição dos doutores da lei (leia a narrativa em Lc 13:10-17).  Ele entendia que, por o tempo está próximo, não havia tempo a perder.  Não se pode deixar para depois o cuidado com aqueles que são também filhos de Abraão.

Então Jesus propôs algumas pequenas parábolas para ensinar sobre em que consiste o Reino de Deus que está chegando.  Ele comparou o Reino a um grão de mostarda (em Lc 13:18-19) e ao fermento (logo a seguir em Lc 13:20-21).  Em ambas, é dito sobre pequenas coisas que a princípio não se nota, mas que por fim produzem grandes resultados.

O que Jesus em verdade estava querendo ensinar é que hoje o Reino de Deus pode até parecer insignificante ou pequeno, mas chegará o tempo em que ele se mostrará por completo e então poderá ser percebido em toda a sua grandeza. 

Outra realidade a ser aprendida nestas comparações é que o Reino já está em funcionamento e, independente de qualquer vontade ou determinação humana, ele vai se realizar em seu tempo apropriado.  Então resta-nos estar preparado para a sua consecução final.

(Texto extraído da Revista “Lucas” – Editora Sabre.
Na imagem aí em cima: sementes de mostarda-branca. 
Fonte: wikipedia.org)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário