sábado, 11 de janeiro de 2020

SOBRE O PERDÃO, A FÉ E A HUMILDADE


Enquanto atendias as pessoas, Jesus ia ensinando a seus discípulos as lições necessárias.  Além de atender aos pequeninos e necessitados, Jesus continuou dando instruções aos que o seguiam bem de perto.
Estes ensinamentos indispensáveis formam um encadeamento de verdades espirituais que devem fazer parte da conduta, caráter e vivência de todo discípulo de Cristo.
Jesus começou falando sobre o perdão (acompanhe a partir de Lc 17:3).  O irmão arrependido deve sempre ser acolhido com o perdão, mesmo que isso ocorra incontáveis vezes.
Uma atitude assim era difícil, então os discípulos pediram para lhes aumentar a fé.  Ao que Jesus respondeu que não era uma questão de quantidade ou tamanho de fé, mas que ela deveria ser pura e sincera.
E esta lição levou a uma outra: a humildade.  O discípulo deve se reconhecer como verdadeiro servo de Deus e, em se colocando nesta posição, saber que a humildade é demonstrada quando a preocupação primeira são os interesses do Senhor e do seu reino.
Duas parábolas contadas por Jesus nos ajudam a compreender melhor estas lições: a humildade que a fé produz e o perdão que, sendo recebido de Deus, pode ser oferecido ao irmão.
A primeira dela é a parábola do juiz (leia em Lc 18:1-8).  Nela uma viúva insiste em suplicar que seu caso seja julgado, sendo por fim atendida.  Ali Jesus estava  ensinando que a fé é exercitada quando em humilde persistência se coloca as petições e anseios diante de Deus.
A segunda a seguir é sobre um fariseu e um publicano (em 18:9-14).  Nesta história Jesus ensinou que a atitude de presunção e arrogância não levou o fariseu a alcançar resposta a suas orações enquanto que o humilde publicano voltou para casa recompensado.
As mesmas lições ainda devem aplicadas em nossa vida, enquanto desenvolvemos nossa caminha e vida cristã.
(Extraído da Revista: "Lucas" – Editora Sabre)

2 comentários: