sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

MAIS O QUE FAZER


Ora, veja bem! Eu tenho mais o que fazer!!!
Você com certeza já deve ter dito uma frase como essa. E talvez a repita com certa frequência. É que ela é bem nossa, bem humana. Dependendo do contexto e da entonação pode indicar irritação, estresse, raiva, pressa, desprezo ou outras tantas emoções e reações.
Mas penso que realmente por detrás de cada uma dessas exclamações, o mais o que fazer deixa escapar um estabelecimento de prioridades. Se diante de algo – ou alguém – eu declaro que há "algo mais" é que aquele algo precisa ser relegado a segundo plano antes que um outro algo mais urgente e importante ocupe a primazia.
Calma! Antes de você dizer que tem mais o que fazer – confesso que o parágrafo anterior ficou teórico e chato – permita-me folhear as páginas bíblicas para provar meu argumento. Com exemplos fica mais fácil.
Explícita e literalmente eu não me lembro de esta frase dita por ninguém na Bíblia. Mas veja que foi mais ou menos isso o que o adolescente Jesus disse aos seus pais quando encontrado no templo discutindo (a citação é de Lc 2:49). A prioridade era a casa do Pai.
Na entrada de Jericó, o cego que clamou pelo Filho de Davi ouviu para deixar o Mestre em paz pois ele tinha mais o que fazer. No episódio, porém, o próprio Jesus recolocou as coisas nos seus devidos lugares dando atenção ao cego (aqui Lc 18:35-43). A prioridade era o cuidado com o necessitado.
Um pouco além, o apóstolo Paulo insistiu em que ninguém o importunasse com picuinhas judaizantes pois ele tinha mais o que fazer (o texto está em Gl 6:17). A cruz e as marcas de Cristo que ele trazia no corpo eram sua prioridade absoluta.
Também em carta paulina encontro o que entendo ser a melhor demonstração de estabelecer prioridades. É bem conhecido o Hino Cristológico que pode ser lido em Fl 2:5-11. Aqui me permitirei uma leitura alternativa.

Cristo Jesus, mesmo sendo eternamente divino, estabeleceu como prioridade esvaziar-se para se tornar humano. E como homem, fez mais em deixar-se morrer de forma dolorosa e humilhante numa cruz. Mas o próprio Deus, tendo mais o que fazer, o exaltou de uma forma única e soberana a fim de que diante dele todo joelho se dobre e toda língua confesse que ele, e somente ele, é o Senhor, para a glória de Deus-Pai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário