sexta-feira, 17 de agosto de 2018

CONTINUA PESADO!


Em janeiro de 2010 – ainda a frente do trabalho batista no conjunto Sol Nascente em Aracaju – eu escrevi uma reflexão comentando sobre as notícias alarmantes daquele começo de ano. Passado agora todo esse tempo, é fácil perceber que as notícias que estampam as manchetes atuais continuam nada animadoras!
Naquela ocasião eu intitulei o texto de Começou Pesado. Agora pretendo reler o que escrevi ali sob a mesma ótica bíblica – a começar pelo título: Continua Pesado.
Vamos passear pelo texto sagrado e ver o que ele diz para nosso tempo.
Começo relacionando algumas passagens que me ajudem a refletir sobre o mundo caótico que se descortina tanto no Brasil como no mundo. O ponto de partida não poderia ser outro: o sermão profético do Mestre, pois é lá que eu leio sobre os dias difíceis que ainda nos virão; mas mesmo diante de tanta desgraça entendo que este momento ainda não é final ou definitivo (veja em especial Mt 24:6).
Outro texto que me vem à mente de imediato é o conselho de nunca achar os dias antigos melhores que os atuais, pois isso não seria uma atitude sábia. Sei que diante de tanta tragédia e apreensão é difícil concordar, mas é o que diz a Bíblia (leia Ec 7:10).
Contudo o foco de minha mente se volta para as palavras de Paulo aos Coríntios. Em poucos lugares da Bíblia eu posso ler uma declaração de fé e esperança como no final da primeira carta (confira 1Co 15). Acompanhe comigo a lógica do NT tendo como pano de fundo as palavras paulinas.
É inegável que ainda vivemos em meio ao caos (não se esqueça de Jo 16:33), porém Paulo declara que todo este estado de coisas está condenado a se acabar, pois até o último inimigo – a morte – já foi vencido por Cristo na ressurreição (compare 1Co 15:26 com o verso 57 e com textos como Mt 24:35; 2Pe 3:10 e Ap 21:1).
Assim, embora estejamos esperando o fim, e até por conta disto mesmo, as notícias alarmantes de política, insegurança, economia, tragédias e qualquer outra que se derrube de maneira pesada sobre nós não deve nos assustar pois ainda não chegou o dia derradeiro.
O que fazer então? Paulo fala em continuarmos trabalhando sabendo que não será inútil nosso esforço (veja 1Co 15:58), isso é importante.
Penso, porém que o mais importante é dar graças a Deus pela vitória de Cristo sobre todas estas atribulações (volte ao verso 1Co 15:57). Então minha mente volta ao Mestre com a ilustração da mulher grávida: embora sentindo dores momentâneas, ela sabe que logo a alegria chegará com o nascimento do filho (escrito em Jo 16:21).
Ou seja, mesmo que haja um pesado turbilhão, devemos continuar dando graças a Deus porque em Cristo somos mais que vencedores e até o último inimigo já foi derrotado no túmulo vazio (alinhe Rm 8:37 com 1Co 15:54 e com Ap 4:9-11).
Glorifique a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário