sexta-feira, 11 de agosto de 2017

AOS JOVENS PAIS

O segundo domingo de agosto é dedicado aos pais: o Dia dos Pais.  Como eu ainda estou criando o meu filho – tenho muito que aprender – sei que há alguns outros com mais experiência que eu – inclusive o meu próprio pai – que poderiam usar deste espaço para trazer lições valorosas.  Neste dia, reconhecendo as minhas limitações naturais, quero convidar aos jovens pais como eu, e àqueles que ainda pretendem ser pais, a passearem nas páginas bíblicas procurando instruções e conselhos válidos.
Aos jovens pais assim diz o Senhor:
Vou começar lendo o tradicional texto de Pv 22:6.  Ele diz que os pais devem ensinar, instruir e disciplinar seus filhos.  É claro que isso não tem a ver necessariamente com idade.  É dever de todo pai prover a educação adequada aos seus filhos.  No livro de Provérbios em vários trechos lê-se o convite para que os filhos ousam a instrução paterna (veja, por exemplo, Pv 4:1).  Esta deve ser uma postura a ser seguida. Instrua e treine seu filho para que ele saiba como se portar em toda e qualquer ocasião – isso vale tanto para questões sociais quanto espirituais.
Em segundo lugar, e igualmente conhecida, está a passagem que fala em não provocar ira, irritação, moléstia ou vingança nos filhos (em Ef 6:4).  A autoridade dos pais sobre os filhos deve ser natural e sempre buscar o entendimento – a maturidade esperada no comportamento dos pais deve levar a isso.  Os jovens pais precisam aprender esta lição: exerça a autoridade devida sobre seus filhos não através do medo ou terror, mas debaixo da orientação do Senhor (sublinhe o final do mesmo verso).
Nesta mesma linha de raciocínio: os pais sempre devem amar, cuidar, dar carinho a seus filhos.  Na parábola do filho pródigo contada por Jesus, o pai demonstra uma atitude de acolhimento que refaz e agrega o perdido e regressado (leia a parábola em Lc 15:11-32).  Filhos são para serem valorizados, desejados, queridos, respeitados e abraçados.  Desde cedo os jovens pais devem manter uma postura de afago para com seus filhos.  Lembre-se de abraçá-los e beijá-los.  Faça do seu colo e de sua casa um recanto gostoso de acolhimento e segurança.
Outro conselho importante eu posso tomar das palavras a Timóteo (conhecido como jovem pastor).  Em 1Tm 4:12 a atenção dele é chamada para que seu valor estivesse demonstrado em ele ser exemplo.  Mais que palavras, a postura correta do pai é ser um modelo e padrão do comportamento e vida para seus filhos – e como tenho aprendido isso em minha pouca experiência!  O comportamento e os valores da próxima geração são influenciados de maneira invariável pelo que esta faz ou deixa de fazer.  Assim, jovem pai, viva de modo a ser imitado (acrescente aqui as palavras de Paulo em 1Co 11:1).
E um último e mais importante conselho que leio na Bíblia: os pais devem sempre colocar seus filhos em oração diante do Senhor.  Foi num dos momentos de maior dor que Davi deixou a lição: o homem segundo o coração de Deus orou pelo seu filho (leia em 2Sm 12:16).  É dever sagrado de todo pai orar pelos seus filhos, interceder por eles e suplicar para que as misericórdias do Senhor estejam sempre em favor deles.  Esta instrução é fundamental a cada jovem pai crente: ocupe muito do seu tempo em oração pelo seu filho (lembre do que disse uma mãe – Ana – ao sacerdote em 1Sm 1:27).
Como disse lá em cima, estou consciente que ainda não tenho uma larga experiência no assunto, mas baseado na Palavra de Deus, que neste Dia dos Pais, nós jovens pais, possamos receber bem a herança que o Senhor nos deu (cito o Sl 127:3).  E o façamos para a glória divina, nesta e nas próximas gerações.

Escrevi este texto em agosto de 2010 (publicado em ibsolnascente.blogspot.com – a foto lá em cima é anterior).  Hoje já mais experiente, meu filho já maior, entendo que os conselhos continuam válidos aos jovens pais e aos mais amadurecidos: ensine e discipline seus filhos; exerça autoridade sem provocar ira; acolha-os e seja exemplo.

2 comentários:

  1. Belo texto. Nossos filhos são nosso maior tesouro! E não a nada na vida que supere isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido. Realmente nossos filhos são tesouros deixados por Deus para nós como bendita herança.
      Vamos cuidar deles e os amar.
      Abr.

      Excluir