sexta-feira, 13 de maio de 2016

GRANDES COISAS

O Sl 126 é um daqueles salmos de louvor e exaltação a Deus em reconhecimento pelo que ele tem feito em favor de seu povo.  O salmo deve ter sido escrito quando da volta dos exilados da Babilônia.  Hoje quero refletir sobre as palavras do salmo considerando o que o Senhor tem feito entre nós, mas isso sem considerar tal contexto original do poema.
O tema central ao redor do qual o poema é construído é a constatação de que o Senhor faz grandes coisas.  Para cantar de alegria diante da vida é preciso crer que o Senhor é quem faz proezas no meio do seu povo (ele age com poder como diz o salmista no Sl 118:15-16).
Sobre isso é bom voltar ao desafio de Jesus a Marta diante de Lázaro morto: Não já lhe falei que se você for capaz de crer você vai perceber a manifestação de Deus em sua vida!? (Jo 11:40 numa tradução livre).
Textos como estes nos levam a compreender que a ação de Deus é sempre real e presente em favor daqueles que o amam (Rm 8:28 merece citação).  Mas somente quem tem os olhos da fé abertos podem realmente vê e compreender como acontece a intervenção divina da história.
Voltemos ao salmo.  Primeiro o salmista observa que até as outras nações têm confirmado que o Senhor tem feito grandes coisas por este povo (veja o verso dois).  É sempre assim: quando Deus age, tudo ao nosso redor é santamente contagiado pela maravilha divina.  Assim foi com José no Egito (leia a história nos capítulos finais do Gn) e assim foi com Paulo durante o naufrágio em sua ida preso a Roma (o relato está em At 27).
O verso três confirma: Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.  A constatação e o testemunho do que Deus faz em nossa própria história tem que nos levar à alegria e à exaltação a Deus.  Não há como perceber quem é Deus e o que ele faz por nós e não render a ele um preito de louvor e adoração.
Isso acontece nos céus e na eternidade: os que venceram a besta cantam que grandes são as obras do Senhor Todo-Poderoso (a expressão de louvor está em Ap 15:3-4).
Então o salmo termina lembrando que quem chora durante o árduo trabalho da semeadura terá como se rejubilar durante o tempo da colheita.  É desse jeito que Deus fez e continua fazendo em nossa igreja.  Se hoje é tempo de celebrar os frutos que o Senhor tem feito produzir entre nós; que também seja o tempo de lançar novas sementes para a glória de Deus.  Aleluia!

(Este texto saiu publicado inicialmente no sítio ibsolnascente.blogspot.com em 04/09/2009.  Aqui eu me dei a liberdade de fazer pequenas adaptações)

4 comentários:

  1. Deus é grandioso sempre! Deus continua derramando bençãos sobre a vida de seu povo. Em tempos difíceis, outros precisam conhecer esse DEUS que ama em todo tempo. Semear sementes do amor para glória do seu nome.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre amado colega, sua palavras tem alcançado muitas almas sedentas da alegria. Deus continue te abençoando. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém querido. A glória seja ao Deus que nos faz grandes coisas.
      Obrigado.

      Excluir