sexta-feira, 14 de agosto de 2015

NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ

Estamos mais acostumados à expressão que nos serve de título a esta reflexão através da canção do pastor Armando Filho – isso não é ruim.  Contudo a verdade é que a frase é de Paulo e está em Rm 8:1.  O apóstolo afirma que agora já não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus.  Pensando nesta verdade bíblica, mesmo não me sentindo preso ao texto, porém respeitando muito o contexto, quero refletir sobre o tema.
Depois de discorrer sobre o tema da graça divina em oposição à justiça da lei e da luta contra o pecado, Paulo declara que em Cristo estamos completamente livres de qualquer condenação.  Isto nos remete à visão do tribunal espiritual eterno: nele há um acusador, um defensor e o ser humano no banco dos réus.
No papel de acusador está o diabo.  Ele é apresentado na Bíblia como o caluniador, o adversário (veja 1Pe 5:8).  O que ele tem feito com os servos de Deus é apontar e acusá-los procurando condenar mulheres e homens.  Foi assim no caso do patriarca Jó (leia em Jó 1:6-11) em que o diabo quis incriminar Jó diante de Deus desmerecendo sua fidelidade.  Também foi com o sacerdote Josué quando o acusador apontou suas roupas sujas (confira em Zc 3:1-3).
Mas há o outro lado.  O próprio Paulo questiona: Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus?  Quem os condenará?  Ao que responde: Foi Cristo Jesus que morreu, ressuscitou, está a direita de Deus e intercede por nós (em Rm 8:33-34).
Cristo é nosso advogado de defesa (e aqui incluo a obra do Espírito como dito em 1Jo 2:1).  Como nosso defensor, Cristo Jesus é a garantia de que real e completamente nenhuma acusação vinda do diabo será capaz de nos atingir e nos tornar culpados diante de Deus.  E sabe o motivo?  Isaías profetizou que ele levou sobre os nossos pecados (leia Is 53:12) e aos Hebreus é dito que temos um sumo sacerdote sem pecado que verteu seu próprio sangue para remir nossa culpa (compare Hb 4:15 com 9:11-22).
Diante do tribunal que nos julga estamos livres de qualquer acusação.  Nada mais pesa sobre nossa alma, pois tudo já foi pago por Cristo.  O esforço diabólico de nos acusar está fadado ao fracasso.  Diante de Deus estou justificado em Jesus (mediante confissão com está dito em Jo 5:24).  Diante de minha própria consciência é o Advogado maior quem atesta que nada me condena (ainda é João em 1Jo 3:19-21).
Assim, posso viver e encarar a vida de frente e com a fronte erguida, para a glória de Deus porque "nenhuma condenação há para quem está em ti, querido Senhor".

(Esta reflexão publiquei no sítio ibsolnascente.blogspot.com em 18 de junho de 2010.  Aqui eu achei necessário fazer algumas pequenas correções antes de publicá-la novamente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário