terça-feira, 10 de março de 2015

MIA FINESTRA MUSICALE

Decidi abrir mais uma janela em meu inventário musical – ou como diriam os italianos: mia finestra musicale.  Então recorri a alguns contatos e a um pouco de pesquisa, incluindo a internet e seus links incontáveis, para conhecer um pouco mais da música cristã italiana.  Mas não estava interessado na exuberante música erudita sacra italiana. 
Nomes como Giovanni Pierluigi da Palestrina, Antonio Vivaldi ou Giovanni Battista Pergolesi têm obras memoráveis, porém todos são de séculos passados e estava disposto a abrir mia finestra para a música que se canta nas igrejas cristãs de hoje.  Então fui atrás de canções atuais.  Ainda não descobri muita coisa, mas quero já compartilhar um pouco.
Vivendo em Aracaju – no Nordeste do Brasil – não me é possível estar presente em cultos cristãos em língua italiana.  Então a partir informações de amigos e sites de igrejas européias, aí vai uma pequena lista do que tenho ouvido na língua de Dante Alighieri.
Quero citar de início três canções ligadas a RNS que realmente me trouxeram inspiração:
(1) Davanti a questo amore (composição de A. De Luca, F. Marranzino e B. Conte) – uma declaração de amor e reconhecimento pelo que Cristo nos fez, ao nos estender suas mãos, mesmo com nosso pecado.  Concluindo que diante deste amor demonstrado pelo Rei humilde e glorioso até a morte fugirá.
(2) Invochiamo la tua presenza (de A. Napolitano e D. Bruno) – tomando como base o texto de Lc 4:18, a canção é uma súplica – invocação – ao Espírito para que desça sobre nós.
(3) Tu sei misericordia (obra de S. La Porta) – canta a misericórdia e a verdade que levou Cristo à cruz.  Lembra que ele foi morto por mim, mas ressuscitou para a vida e com o seu sangue me tem purificado.
Enriquecendo a lista, devo incluir as composições de Marcelo Simòn Rodriguez.  Nascido na Argentina e radicado na Itália, ele é compositor de diversas músicas (inclusive de algumas que conhecemos por aqui), destaco algumas:
(1) Prezioso Dio – não há outro nome tão precioso como o de Jesus, o qual derramou seu sangue por mim, mesmo sem eu merecer.
(2) Ti benedirò – pelas bênçãos que tu me dás, eu te louvarei; mas se a tempestade vier, eu ainda assim vou cantar.
(3) Voglio mirar la tua bellezza – eu quero olhar para tua beleza e  contemplar tua majestade.  Abro os olhos, Jesus Cristo, mostra-me tua glória e bondade.
(4) La tua fedeltà – ninguém há como tu, Deus bendito.  Grande é a tua fidelidade.
Deixe-me acrescentar mais duas melodias: Adoro Te, o mio Signore (não sei quem é o compositor, eu a achei ligada a Chiesa Cristiana Evangelica in Santa Maria a Vico, provincia di Caserta) – gostei da melodia e principalmente da letra que reconhece a presença de Deus na brisa que refresca o coração e por isso nos chama à adoração prostrada.
E a outra: de Franco Faro intitulada Dal cielo scende la benedizione – um precioso canto que declara que quando olho para os céus de lá vêm as bênçãos; então vou adorar em espírito e em verdade por toda a eternidade.
Como disse lá no início, estou apenas começando a abrir mia finestra musicale italiana.  Sei que ainda há muito a descortinar nesta busca, para a glória de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário