sexta-feira, 6 de junho de 2014

QUEM É DEUS ACIMA DO SENHOR? – 2ª parte

Há alguns dias comecei a refletir sobre quem é Deus tomando como base o Salmo 18 (1ª parte).  Baseado no texto, compreendi que o Senhor é uma Rocha e alicerce firme e inabalável.  Diante das lutas e batalhas travadas, posso permanecer seguro pois sei que há segurança para meus pés.
Hoje quero voltar ao Salmo com o objetivo de refletir sobre outra característica marcante do Senhor no contexto da batalha espiritual que estou a travar na vida: O Senhor é a minha fortaleza; a torre alta e forte (no Sl 18:2, mas também no Sl 61:3 entre outros). 
Sobre a ideia da torre alta e da fortaleza para um exército em batalha, é importante destacar que enquanto ela está de pé algumas certezas são trazidas aos combatentes.  Para quem está no calor da luta, a torre erguida significa que a) ainda há um comandante à frente do pelotão (também no Sl 68:7-8 e Sl 108:10-11); b) ainda devo continuar batalhando (também no Sl 27:1-3); e c) sei que ainda a guerra não está perdida (também no Sl 37:39).
Da mesma forma, em minhas lutas diárias, preciso manter sempre ao alcance de minha vista (e de minhas convicções e fé) a certeza de que o Senhor é a fortaleza e a torre alta ainda de pé em meu favor. 
Jesus é o comandante que continua à frente de seu exército.  Hebreus nos diz que ao meu redor há uma grande nuvem de testemunhas, mas meus olhos devem estar postos naquele é o autor e consumador de minha fé (confira em Hb 12:1-2). No meio da batalha devo sempre me nortear mirando o general que permanece firme como uma torre segura no meio da luta.
Mas não chegou o tempo de descanso; o Senhor como a torre forte erguida conclama a continuar batalhando.  Pedro na sua primeira carta adverte que, mesmo por pouco tempo, mas ainda é preciso suportar o enfrentamento da luta (veja 1Pe 5:10).  Vai chegar o dia do nosso descanso, mas por enquanto, a luta ainda está sendo travada, e a torre alta aponta para isso.  É preciso prosseguir.
O Senhor como minha torre forte e segura é também a garantia de que, mesmo nesta vida de lutas, nada está perdido.  Há sempre triunfo em Cristo Jesus!  Apocalipse narra que diante do grande dragão, nos céus ouviu-se um brado de vitória que celebrava a vitória que há no sangue do Cordeiro (o canto está em Ap 12:10-12).  Mesmo que as batalhas sejam pesadas e até pareça que sofremos demais com perdas durante a luta, Cristo nunca se abalará e a fé depositada nele fortalece o guerreiro (é bom lembrar Fl 4:13).
Em meio às batalhas da vida (principalmente espirituais), é indispensável contar com uma torre alta e forte, uma fortaleza que não se abala. Por isso devo concluir esta reflexão cantando com o Salmo: Mas eu cantarei louvores à tua força; pois tu és o meu alto refúgio, abrigo seguro nos tempos difíceis.  Ó minha força, canto louvores a ti (Sl 59:16-17).

(Publiquei esta reflexão pela primeira vez na página ibsolnascente.blogspot.com em 02/07/2010 – crédito da imagem: www.eb.mil.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário