sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A IMAGEM DE DEUS

No texto Sagrado nós lemos que Deus imprimiu no ser humano a sua imagem, isto quer dizer que em cada um de nós pode ser visto o reflexo daquilo que o próprio Deus é.  Mas isto dito assim talvez não signifique muito para as nossas vidas hoje!  Então vamos implicar um pouco esta afirmação para que possamos aprender o que ela significa para nós.
Em primeiro lugar a imagem de Deus é, em caráter geral compartilhado com todos os seres humanos, independente de sua raça, nacionalidade, sexo ou credo – sim credo!  Todo e qualquer ser humano traz a imagem de Deus.  Por mais que alguém seja miserável, corrupto e pecador, ele traz dentro de si um traço da essência da divindade.  Sendo assim, compreendemos que não há uma pessoa que seja totalmente corrompida pela desgraça do pecado ou completamente influenciada pelo maligno que não se possa reconhecer nela algo de bom a ser apreciado.
Ora, se todos somos igualmente a imagem de Deus, então o que fazemos pode e deve de alguma forma expressar um pouco desta imagem: isto quer dizer que toda produção humana é um pouco reflexo de uma ação divina; toda criação humana pode também ser boa, independente de ter sido feita dentro da minha igreja, por que mesmo os que estão fora dela também refletem a imagem de Deus.
Mas ainda há um outro ângulo a se analisar.  Se em seu caráter geral todo ser humano reflete a imagem de Deus, e isto o pecado não pode suprimir; em seu caráter específico, esta imagem de Deus sofreu distorções com a presença da queda na história humana.  Mesmo sabendo que tendo a imagem de Deus todo ser humano é igual, temos que observar que esta imagem foi maculada pelo pecado e agora já não mais reflete com fidelidade a expressão daquele que o criou – a imagem de Deus está turvada nos homens e mulheres quando se encontram em seus estados de pecado e rebeldia contra Deus.
É neste estado então que Cristo Jesus nos encontra e seu trabalho salvífico se configura exatamente em restaurar em nós a imagem de Deus.  Observe: a) Deus criou o ser humano e deu a ele a sua imagem; b) o ser humano deliberadamente distorceu a imagem que recebeu, embora que não a tenham apagado por completo; c) no plano divino, Cristo foi enviado e padeceu providenciando que a imagem fosse novamente fiel a Deus que a deu originalmente.  Na linguagem bíblica, o primeiro Adão pecou e Cristo, sendo o segundo Adão, restabeleceu aquilo que se tinha decaído.
Tendo observado estes pontos – que não são absolutamente os únicos a se abordar quando o tema é a imagem de Deus – lembremos de valorizar aquilo é bom no gênero humano pois de alguma forma reflete um pouco do que Deus deixou refletido neste, mas também lembremos que somente em Cristo é que somos verdadeiramente aquilo que Deus espera que sejamos: A IMAGEM DE DEUS.

(Este texto foi publicado originalmente em 06/11/2009 na página ibsolnascente.blogspot.com)

2 comentários:

  1. Boa palavra!!!
    De fato o homem foi feito a imagem de Deus e por este motivo o ser humano carrega dentro de si uma dignidade que lhe é inalienável, nenhum outro ser lhe poderá jamais tirar! ainda que um outro ser humano, e ou a sociedade inteira, o trate com aviltamento, esta dignidade jamais lhe poderá ser negada por alguém que se declara cristão. Esta dignidade não depende das escolhas certas ou erradas que este homem faça e sim da dignidade daquele que, por um ato de sua soberania e amor, o criou a sua imagem e semelhança. Diante disto devemos trabalhar para que a expressão do Amor de Deus ao homem caído, seja demonstrado de forma integral, da Palavra à Ação.

    Um abraço, Pr. Jabes Filho ( meu professor de tantas disciplinas no Seminário Batista...)
    Pr. Jorge dos Santos
    Coordenador da Rede Evangélica Nacional de Ação social - RENAS/Se
    Pr. da PIB em Laranjeiras/Se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um abraço, querido amigo Pr. Jorge.
      É a certeza da vislumbrar a imagem de Deus em cada ser humano que nos faz trabalhar para resgatar a dignidade de cada um. Esta é a nossa tarefa cristã.

      Excluir