terça-feira, 9 de julho de 2013

PORQUE AMO SERGIPE

Entre nós há muitos pernambucanos, alagoanos, baianos e outros tantos – são todos muito bem vindos e os queremos bem aqui; eles que me compreendam, mas eu amo Sergipe!  Eita terra boa!
Eu amo Sergipe não por ela ser a terra de homens como Tobias Barreto, Silvio Romero ou Inácio Barbosa, ou por ser o menor Estado do Brasil com pouco mais de 21 mil km² e sua capital, Aracaju, ter algo em torno de 500 mil pessoas morando.
Eu amo Sergipe não por suas praias (a bem verdade nem ando muito na Atalaia), suas flores e paisagens (e como tem lugar bonito aqui!).
Eu amo Sergipe também não pela minha história pessoal: nasci aqui há mais de quarenta anos, cresci e estudei, fui batizado nesta terra e Deus me encontrou fazendo-me vocacionado, aqui também me casei e me tornei pai.  Também não é porque apenas tenho trabalhado com a igreja aqui há mais de 15 anos.
Eu amo Sergipe apesar de problemas urbanos recentes e da violência que teima em chegar (lembro da infância em que não tinha nada disso!); apesar de nosso histórico complexo de isolamento e pequenez; apesar de nossa forte tradição religiosa que às vezes parece maior que a busca sincera pela verdade – o que mais parece acomodação – mas não é de todo o mal maior.
Eu amo Sergipe porque Deus tem me chamado para pastorear este povo – sim amo mais o povo que o chão! (ainda ouço como para mim as palavras de Jesus a Pedro em Jo 21:16-17). 
Eu amo Sergipe porque acredito que o Senhor vai fazer dessa nossa gente um povo todo seu – afinal sei que é verdade que posso todas as coisas naquele que me fortalece (como Paulo diz em Fl 4:13). 
Eu amo Sergipe porque o Senhor tem me dado ainda sonhos sobre este lugar e posso confiar que a destra do Senhor fará proezas (é a promessa do cântico que está no Sl 118:15).
Eu amo Sergipe porque acredito que para tal tempo Deus me colocou aqui e que não haverei de ouvir as pedras clamando sobre o meu silêncio (vou assumir o conselho dado à rainha Ester em Et 4:14 e me cuidar da advertência de Jesus na entrada de Jerusalém em Lc 19:40).
Por isso eu amo Sergipe e por isso quero levá-lo a amar mais e mais o Senhor da glória.

(A foto lá em cima eu tirei num final de tarde Parque na Sementeira aqui em Aracaju.  Quanto ao texto, eu já o havia publicado originalmente no sítio http://ibsolnascente.blogspot.com.br em 30/10/2009)

3 comentários:

  1. Jesus não apenas aceitou a homenagem que lhe foi prestada como Messias,mas também insistiu que era legítima.
    Bom dia,amado Pastor.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sou do grupo dos pernambucanos aqui em Sergipe, mas como cheguei aqui com pouco mas de um mês de vida, e já estou com 43, sou mais sergipano que muitos nativos desta terra que também amo e sonho vê-la servindo ao Senhor Jesus.

    Jader

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho dúvida que você já é mais sergipano que muitos que por aqui nasceram. Creio que veremos o dia desta terra servindo ao Senhor.
      Um abraço

      Excluir