sexta-feira, 15 de junho de 2012

DE UM MODO DIGNO


Em Fl 1:27 eu leio: Somente portai-vos, de um modo digno do evangelho de Cristo.  Retirando um pouco a expressão do contexto, porém sem ferir a palavra apostólica, quero apontar aqui, de um jeito sucinto, como deve o cristão se portar para que viva de um modo digno do evangelho.
Acompanhe meu raciocínio:
Comece assim: seja educado!  Aqui incluo conceitos como gentileza, delicadeza, fineza, cavalheirismo.  Um comportamento que seja digno do evangelho de Cristo tem que ser um fino trato que nos faça gentil e educado no meio de uma sociedade cada vez mais individualista e arrogante.  Esta parece ser também a intenção de Paulo em Rm 12:10.
=> Cuidado!  Ser macho (!!!) não significa ser bruto nem grosso.  Trate bem as pessoas.  Também: liderar não é o mesmo que pisotear.  Exerça influência sem atropelar.
Partindo daí: cuide de sua língua!  A minha maneira de falar tem que sobressair como demonstrativo do modo digno do evangelho de Cristo que abracei.  Além das instruções de Tiago, a frase em 2Tm 1:13 demonstra bem isto.
=> Cuidado!  Você pode ser verdadeiro e franco sem que isso machuque ninguém.  Ainda: um elogio na hora certa vale ouro.
Na mesmo linha: escolha as palavras!  Aqui tem a ver com o uso sistemático de expressões de cuidado e fraternidade.  Num mundo de relações frias, eu, como discípulo de Cristo, preciso mostrar com o meu linguajar que estou revestido do mesmo sentimento de amabilidade que houve também em Cristo Jesus (lembre-se de Fl 2:5).
=> Cuidado!  O hábito (ou a falta dele) às vezes nos derruba.  Acostume-se a escolher bem as palavras que vai usar.  E mais, o domínio correto do bom vocabulário só ajuda.
Para terminar, vou apenas citar as palavras de 1Pe 3:8-8: Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes, não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção.

4 comentários:

  1. Boa colocação do modo digno de se viver e vai além da religiosidade, que muitos, sem perceber (prefiro acreditar assim) julgam tão importante. São bons princípios éticos e morais que deve banhar a vida de todos, principalmente, dos que são seguidores de Cristo. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, creio que os princípios que norteiam nossa vida e conduta cristã devem realmente transpor o limite de nossa religiosidade. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Oi Pastor Jabes. Que texto! Eu confesso que domar minha personalidade não é fácil, e por vezes, mesmo na verdade, acabo sendo rude. Mas é isso, vivo a buscar acertar, mesmo errando. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Renato. Obrigado pelas palavras. A nossa personalidade será cristã na medida em que ela também estiver submetida ao todo do nosso modo de viver a fé. Um abraço.

      Excluir