segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PIBA - 98 anos


Hoje a nossa igreja, a PIBA – Primeira Igreja Batista de Aracaju – faz 98 anos de vida, e para glória de Deus o celebramos.  Em momentos como este o mais apropriado é tecer loas à Igreja e sua história e apresentar discursos laudatórios.  Mas, independentemente de palavras bonitas e difíceis, de que mais eu poderia falar hoje?
Eu poderia citar os fundadores, lá pelo início do século XX, sua visão, coragem e empreendedorismo numa época de dificuldades reconhecíveis.
Poderia em extensão citar os líderes que se sucederam.  Homens e mulheres de Deus que por aqui passaram e deixaram as suas marcas.
Ou incluir nesta relação pastores brasileiros e estrangeiros que conduziram o povo nestes anos (sem me esquecer do meu próprio pai que esteve à frente da igreja por mais de quatro décadas).
Também caberia uma relação de frutos sem conta que Deus fez brotar deste trabalho: vidas restauradas e transformadas pelo poder do Espírito e alcançadas aqui.
Quiçá falar das igrejas organizadas e fortalecidas ao longo dos anos como resultados do esforço evangelístico e missionário deste povo de Deus.
E indo um pouco além, com certeza seria possível inclusive listar gente que por aqui passou e levou as sementes do evangelho para terras longínquas, no Brasil e até mundo afora.
Poderia, por outro lado, falar do patrimônio sólido construído ao longo dos anos.  E isto, vai muito mais que um patrimônio material e imóvel.
Sim, principalmente o patrimônio que é ter um nome e uma credibilidade digna que extrapola as próprias fronteiras evangélicas de nossa cidade.
E o que dizer das realizações sociais que, de uma maneira ou outra, sempre fizeram parte do programa integral da igreja.
Indispensável seria apontar a notável preocupação que norteou a igreja com o crescimento cristão e a educação religiosa de seus membros e filhos.
Outra área que não poderia ser esquecida é o louvor e a música.  Nestes anos cantamos muito e com inegável qualidade para a glória do Altíssimo.
Olhando mais para frente, nesta festa, o nosso tema poderia ser os sonhos e planejamentos futuros que nos projetam para o centenário que já se avizinha.
Mas para este texto não ficar muito grande, vou apenas fazer minhas as palavras bíblicas: até aqui nos ajudou o Senhor (1Sm 7:12).  Soli Deo Gloria.

2 comentários:

  1. Piba!Igreja Mãe de muitas filhas, como a Igreja Batista Maranata do amado Pr. Lazaro a qual acolheu a mim e minha família ao chegar nesta terra. Piba do Coral Masculino que atraiu meu esposo a nele participar e apartir daí... MCA, Grupo Perfeito Louvor e por vai... E aqui estamos, a família Chalegre envolvida e abraçada pela Primeira Igreja Batista de Aracaju. Louvamos a Deus pelas vidas preciosas que tenhe sido instrumentos de Deus, na continuidade do ministério dessa amada Igreja.

    ResponderExcluir
  2. Querida Cláudia,
    Louvamos a Deus pela sua vida e de sua família que, com certeza, ao agregar a nossa igreja nos acrescentou da graça do Pai eterno.
    Um abraço.

    ResponderExcluir