sexta-feira, 10 de setembro de 2021

QUEM É ADORADO NO APOCALIPSE?


Deixe-me dizer de início: As grandes questões do Apocalipse não estão relacionadas na luta do bem contra o mal; o centro é a quem dirigimos nossa adoração.

Nos embates da Revelação os dois lados são:

(1)   Os que adoram e se prostram rendidos à besta ou ao dragão, iludidos e maravilhados com seus truques (conforme Ap 19:20), e isso o fazem sem demonstrar arrependimento (conforme Ap 9:20); e

(2)   Os que, comprados pelo sangue e selados pelo Cordeiro (conforme Ap 1:5-6 e 14:1-4), adoram exclusivamente ao Rei das nações (conforme Ap 15:3-4).

 Para entender essa distinção, lembre que a verdade fundamental bíblica é a exigência da adoração exclusiva a Deus, instruída desde os grandes mandamentos do Pentateuco: “Temam o Senhor, o seu Deus, e só a ele prestem culto” (Dt 6:13).  E reafirmada pelo próprio Jesus ao diabo (no episódio da tentação em Mt 4:10)

Assim, a adoração em Apocalipse deve passar pela exigência da exclusividade de adoração ao que está sentado sobre o trono e ao Cordeiro (acrescente-se ainda a instrução do anjo ao vivente: “Adore a Deus!” – Ap 19:10 e 22:9).

Ou seja, em Apocalipse é essa adoração inegociável que aponta para aquele que comprou para si, com seu sangue, gente de toda tribo, língua, povo e nação e que é digno de abrir os selos da história humana (conforme Ap 5:9).  E para adorá-lo é que o Espírito e a noiva dizem: “Vem!” (Ap 22:17).

 Logo, a despeito de senso comum que tem atribuído ao Apocalipse uma pecha de mau agouro, tragédias e desgraças, escatológicas que vitimarão em suas batalhas e catástrofes a todos, o Livro de Apocalipse é, certamente, o livro do Novo Testamento mais recheado de palavras e expressões de louvor e adoração.

Ele canta e exalta em argumento central aquele que está sentado no trono e ao Cordeiro.  Cordeiro que foi morto, mas com seu sangue adquiriu a dignidade de receber toda glória e honra e de a adoração prostrada que lhe é devida exclusivamente.

Por isso ao soar da sétima trombeta, céu e terra entoarão o canto eterno:

 “O reino do mundo
se tornou de nosso Senhor
e do seu Cristo,

e ele reinará
para todo o sempre”.

“Graças te damos,
Senhor Deus todo-poderoso,

que és e que eras,

porque assumiste
o teu grande poder
e começaste a reinar.”

(Ap 11:15-16)


 Leia também o livro TU ÉS DIGNO - Uma leitura de Apocalipse.  Texto comovente, onde eu coloco meu coração e vida à serviço do Reino de Deus. Você vai se apaixonar por este belíssimo texto, onde a fidelidade a Palavra de Deus é uma marca registrada.

 


Disponível na:
AD Santos Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário