sexta-feira, 6 de novembro de 2020

DEUS TUDO CUMPRIU

 


A primeira citação ao patriarca Abraão na Bíblia (ainda chamado de Abrão) está no final do capítulo 11 do Gênesis.  Ainda nas narrativas das genealogias iniciais da humanidade.  Ali ele é apresentado como parte da caravana nômade do clã de Terá que partiu de Ur dos Caldeus, no sul da Mesopotâmia.

No capítulo 12, o Senhor entrou na história desafiando Abrão a se descolar de seu quinhão e de sua parentela, seguindo apenas as indicações divinas.

Em seguida, no bojo desse chamamento, em dois versículos, o texto bíblico lista as promessas e garantias com as quais Deus se comprometia.

Observando a lista e percebendo os desdobramentos atuais das promessas a Abrão é inegável constatar que Deus não falhou em nada do que havia falado.  Ou seja, passados quatro mil anos desde quando o patriarca partiu, como lhe ordenara o Senhor, Deus tudo cumpriu.

Confira comigo as promessas (vou seguir aqui o fraseado da NVI):

# Farei de você um grande povo.  Segundo dados de agências judaicas são hoje reconhecidos como tendo sangue judeus (herdeiros de Isaque, filho de Abraão) mais de 15 milhões de indivíduos.  E ao somarmos os mais de 400 milhões de árabes (com sangue de Ismael), é certo que Deus fez de Abraão um grande povo.

# Abençoarei.  Se aqui adotarmos o critério da ótica dos patriarcas, Abraão, aos 175 anos, foi congregado a seus antepassados após viver em boa velhice (Gn 25:8).  E anda hoje o reconhecemos como o pai da fé.  O Senhor abençoou pessoalmente o patriarca.

# Tornarei famoso o seu nome.  Mais da metade de todos os seres humanos que vivem hoje no planeta Terra se referem a Abraão respeitando sua ancestralidade quer étnica, quer espiritual ou cultural e assim Deus mantém famoso o seu nome.

# Abençoarei os que o abençoarem.  Ainda proferimos em várias de nossas liturgias as fórmulas de bênção do legado abraâmico.  E somos abençoados hoje através das bênçãos de Abraão.

# Amaldiçoarei os que o amaldiçoarem.  Igualmente castigos e punições nos advêm da quebra da aliança que hoje temos com o Eterno e segue no rastro da aliança feita com Abraão.

# Por meio de você todos os povos da terra serão abençoados.  Aqui está o ponto alto da promessa.  Da cepa de Abraão nos nasceu Jesus Cristo, de onde sempre Deus flui toda sorte de benção, para todas as famílias e povos da terra, em todos os lugares e eras.

E logo que chegou à terra de sua peregrinação, Abraão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido (Gn 12:7) pois não duvidou que aquele que prometeu é fiel (Hb 10:23).

Sim.  Daquilo que prometeu, Deus tudo cumpriu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário