terça-feira, 10 de novembro de 2020

CHATO DEMAIS

 



Claramente o mundo está polarizado.  E está chato!  Sei que a existência de ideias divergentes é tão antiga quanto a própria humanidade.

Caim e Abel divergiram sobre o conteúdo da oferta.  Mas que fique entendido que não foi essa a causa da condenação de um e a morte do outro.  A narrativa sagrada se refere a um desejo pecaminoso que dominou o coração e não a forma ou conteúdo da oferta como fator determinante.

Mas esses azedumes estão já beirando a aporrinhação.  Principalmente escoando pelas redes sociais.

E a cada segundo pipoca: #TrumpXBiden #direitaXesquerda #inerrânciaXatualidade #MarxXKeynes #culposoXdoloso #pereneXcircunstancial #máscaraXgripizinha #FlamengoXCorinthians #gêneroXsexo #gospelXworship #emcasaXnomercado #calvinismoXarminianismo #conservadorXliberal ... Cansei...

Então vou pela tangente e desabafar um pouco.  Mesmo não Escrevinhando costumeiramente assim.  Também não vou buscar respostas definitivas ou chegar a nenhuma conclusão.  Vamos lá apenas assoprar ideias.

Começo reconhecendo que algumas daquelas hashtag ali até mereceriam um posicionamento mais objetivo e afirmativo, só que os gladiadores digitais estão chatos demais para que eu desça à arena.  Reconheço que alguns temas são realmente importantes, mas o excesso de eu acho... complica tudo.

Sobre a verdade em jogo, não me ocorre fugir da pergunta essencial: o que é a verdade?

Eu sei que o autor da pergunta foi Pilatos (e talvez ele não seja uma melhor referência), mas, diante da questão, o Cristo ali sendo julgado nada respondeu.

E posso aceitar que o Mestre estava deixando implícito que conceitos, doutrinas ou verdades absolutas não fundamentam seu projeto.  O importante não é o que é a verdade, mas quem é a verdade.  Relacionamentos e não assertivas.  Pessoas e não princípios.

Que se quebre a sacrossanta lei do sábado!  Mas não deixe um dos meus pequeninos com fome!

... E eu desconfio que os companheiros de estrada de Jesus jamais seriam aceitos nos mais sagrados círculos.  Gente da pior extirpe!  De moralidade frouxa, de sexualidade transviada, de ideologia e prática política subversiva, de santidade questionável.

Mas os embates continuam.  Verdades são vomitadas.  Dogmas precisam ser defendidos.  Afinal, ortodoxia não se atualiza nem se negocia.  E tudo é duro demais, raivoso demais, chato demais!

Sim, está quase insuportável correr os olhos em trends tops e ver arvoradores de teses e guardiãs epistemológicos.

Ah! e tem também, às vezes, diluída uma figurinha de autoajuda.  O que é igualmente chato!

O pior é desconfiar que meu tempo e sanidade são preciosos demais para desperdiçar com essas coisas.  E não seria o deles também?

E o profeta continua questionando-me: por que dilapidar os teus valores com aquilo que em nada pode acrescentar?

Ora, para eu também não acabar ficando chato, vou terminando por aqui.  E se quiser apenas desfrutar de uma boa conversa, pode vir.  Tecle aí que eu vou continuar Escrevinhando daqui.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário