sexta-feira, 13 de novembro de 2020

O TEU VAZIO

 

Diz o ditado popular que mente vazia é oficina do Diabo.  O dito tem a ver com a certeza comum de que quem vive desocupado acaba pensando besteira.  E sem algo necessário e útil para fazer vai arquitetando o que não deve.

Também é conhecida a prática religiosa oriental da meditação que busca esvaziar a mente.  Alguns monges levam uma vida inteira na ascese que busca um estado no qual os pensamentos desaparecem completamente – ou pelo menos não chegam à mente consciente.

No Evangelho eu leio a advertência de Jesus sobre um homem que, após passar por um processo de exorcismo, deixou sua vida vazia.  O resultado foi o retorno do espírito imundo à casa desocupada trazendo ainda outros sete piores (veja Mt 12:43-45).

 

Mas eu quero investigar o texto bíblico para procurar outra compreensão para o vazio.  E nessa busca vou catar dois episódios.  Vamos reportá-los.

2Rs 4 – uma viúva de profeta pediu ajuda a Elizeu para atender a seus credores.  A solução proposta foi que ela providenciasse botijas vazias onde o óleo fosse multiplicado.

Jo 2 – durante uma festa de casamento o vinho acabou.  Para resolver o vexame, Jesus fez uso de potes vazios para neles transformar a água em vinho novo. 

 

Ambas as narrativas mostram similaridades. (1) Acontece uma situação-crise.  (2) Busca-se ajuda.  (3) É requerido que botijas e potes vazios sejam apresentados.  (4) Ocorre o inesperado e do vazio surge a solução.  (5) O resultado final extrapola a carência inicial.

 

E agora eu estou lembrando outro texto: o Espírito de Deus pairava sobre as águas do caos e sobre o vazio inicial e foi ali onde, dia a dia, ele encheu de vida e exuberância (Gn 1).

 

Concluo: meu vazio pode ser fuga ou habitação para demônios – infelizmente é verdade!  Mas quando o coloco à disposição do Criador, ele pode se tornar em útero que fecunda toda sorte de bênçãos.

 

2 comentários:

  1. Que texto lindo! Glória a Deus! Que o Senhor, em Sua bondade e graça, vos abençoe ricamente! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda a honra seja ao Deus Eterno que preenche o nosso vazio com sua glória.
      Abr

      Excluir