No começo dos anos 1980, Luiz de Carvalho gravou a canção "Divino Companheiro" no álbum "Meus Hinos Queridos – volume 1". Desde então ela tem sido cantada como um hino pela igreja brasileira. Hoje já faz parte da boa tradição musical que enriquece o nosso cancioneiro evangélico.
A referência da letra é facilmente percebida. A base bíblica está na história narrada pelo evangelista Lucas, no capítulo 24, a partir do verso 13.
Lucas conta que no mesmo dia em que as mulheres encontraram o túmulo vazio, já do meio para o fim do dia, dois do grupo de discípulos, com a alma em luto e frustrados, decidiram deixar Jerusalém em direção a Emaús – um povoado que os judeus chamavam de Hamat a cerca de 11 km a noroeste de Jerusalém.
No caminho os dois viajantes foram acompanhados por um terceiro companheiro que se mostrou curioso sobre as últimas novidades. A partir daí a conversa fluiu com o desconhecido relacionando as antigas profecias com os últimos acontecimentos.
Ao chegar à aldeia, o terceiro viajante foi instado a não prosseguir devido aos perigos ocultos na escuridão.
Então, o que era estranho tornou-se maravilhoso: Uma palavra de ação-de-graças e o pão partilhado lhes abriram os olhos. E agora era possível reconhecer o Divino Companheiro de caminhada.
— E não é que nossos corações ardiam por dentro enquanto ele nos falava pelo caminho, expondo em detalhes as Escrituras!!!
Assim, dissipadas todas as sombras do luto e frustração, era momento de retornar a Jerusalém e, juntos com os outros discípulos, desfrutarem da presença real e sensível do ressurreto.
Mas, mesmo diante dessa alegria do encontro, sempre o tentador pode turvar o caminho. Então que seja essa a nossa oração e canção:
Fica, Senhor, já se faz tarde
Tens meu coração para pousar
Faz em mim morada permanente
Fica, Senhor, fica Senhor, meu Salvador.
Como sempre amado colega, você tem um jeito de expor a palavra livre e suave em nossos corações. Obrigado e que Deus te abençoe.
ResponderExcluirObrigado, querido colega.
ExcluirA graça pertence somente ao Divino Companheiro que nos aquece o coração durante a caminhada.
Abraço
Colega não. Irmão em Cristo.
ExcluirIrmão SIM em Cristo - e isso é motivo de muita alegria. Eu o chamei de colega por compartilhar a mesma mesma caminhada pastoral.
ExcluirDeus - nosso PAI - abençoe sempre
Que lindo... Queria encontrar algo parecido para a canção Gólgota - Eula Paula
ResponderExcluirVou procurar ouvir com cuidado essa canção e escrever algo sobre ela.
ExcluirDeus abençoe sempre
Hino lindo , parabéns o autor desta maravilha.
ResponderExcluirRealmente um belíssimo hino. Que o Divino Companheiro seja exaltado nessa canção
Excluir