sexta-feira, 2 de outubro de 2020

A TRANSFIGURAÇÃO

 

Em meio ao ministério público de Jesus, um episódio em particular chamou a atenção do evangelista Lucas, que o narrou para apontar o caráter divino de Cristo: a transfiguração (confira a narrativa em Lc 9:28-36).  Lucas conta que Jesus tomou consigo apenas três dos seus discípulos mais íntimos – Pedro, João e Tiago – e subiu ao monte para orar.

A prática de orar de maneira reserva foi bastante comum durante o ministério terreno de Jesus.  O Mestre gostava de procurar lugares tranquilos longe da agitação das pessoas para ocupar-se com a oração.  Desta vez, entretanto, foi diferente.  Ele não foi sozinho e os discípulos poderam testemunhar algo maravilhoso.

O Evangelho diz que enquanto orava seu rosto mudou de aparência, suas vestes ficaram brilhantes e dois personagens apareceram para conversar com Jesus – que foram identificados como Moisés e Elias.  O texto não dá detalhes sobre o teor da conversa, apenas relata que era sobre o que estava por acontecer em Jerusalém.  Talvez porque a ênfase não estaria na conversa em si, mas no que se seguiu.

Apesar de estarem como sono, Pedro e seus companheiros ficaram tão maravilhados com aquela manifestação da glória de Deus que exclamaram: bom é estarmos aqui (Lc 9:33).  O que Pedro estava declarando é que o melhor lugar para se estar é na presença de Deus e onde sua glória se manifesta.

Então Pedro se dispôs a preparar tendas para que Jesus e as ilustres figuras pudessem se abrigar (veja 9:33).  E, embora o próprio texto reconheça que ele não sabia as implicações do que dizia, ele certamente pensava em se ocupar em fazer algo para que aquele momento perdurasse.

Também muito importante é a voz ouvida a seguir: Este é o meu Filho (Lc 9:35).  Tal declaração confirmou para os discípulos ali envolvidos na nuvem que Jesus era o próprio Filho unigênito de Deus, revestido de divindade e autoridade.

(Da Revista “Lucas” – Editora Sabre)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário