As narrativas bíblicas sempre se reportam a um ponto no tempo e no espaço. História e geografia fazem parte do texto. A seguir listei alguns países em seus nomes atuais e que foram citados nas Escrituras. O mapa eu copiei no Google Maps apontando sua indicação.
Arábia (hebraico: ערב / grego: Ἀραβία) - no AT há diversas citações aos reinos existentes na península árabe (exemplo: 2Cr 9:14). No NT, Paulo diz que após sua conversão foi ao deserto da Arábia (em Gl 1:17).
Chipre (grego: Κύπρος / latim: Cyprius) - a terra de nascença de Barnabé (At 4:36). A ilha de Chipre foi o primeiro destino de Paulo em sua primeira viagem missionária (At 13:4).
Egito (hebraico: מצרים / grego Αἴγυπτος / latim: Ægyptus) - um dos lugares mais citados em toda a Bíblia: os impérios e reinos ao longo do vale fértil de Rio Nilo, na África. Desde a descida do patriarca Abraão por causa da seca (em Gn 12:10) até a referência simbólica no Livro da Revelação (Ap 11:8).
Espanha (grego: Σπανία / latim: Hispaniam) - a única citação está na Carta de Paulo aos Romanos (Rm 15:24-28) onde o apóstolo demonstra interesse em expandir até lá o evangelho. Pelo momento histórico a referência deve ser à península hispânica (hoje Espanha e Portugal).
Etiópia (hebraico כוש / grego Αἰθιοπία / latim: Æthiopiam) - país com bastante citações em passagens do AT (como em Ez 30:4), embora algumas vezes a referência seja traduzida apenas como a "terra de Cuxe" (como em Gn 2:13). No NT há a citação do eunuco etíope (grego: Αἰθίοψ - At 8:27) que foi alcançado por Filipe. Talvez aqui a indicação geográfica implique em áreas que atualmente abrangem o sul do Egito, o Sudão e a atual Etiópia.
Grécia (hebraico: יון / grego: Ἑλλάς / latim: Græcia) - no AT, os profetas Daniel e Zacarias citam a nação grega (Dn 11:2 / Zc 9:13). No NT, as citações aos gregos e suas terras são diversas (por exemplo At 20:2). Em ambos os testamentos a referência mais precisa talvez seja apenas a um Estado existente na península helênica e não a nação grega como a conhecemos.
Índia (hebraico: הדו) - na apresentação do livro de Ester é dito que os domínios do rei Assuero (Xerxes) se estendiam até a Índia (Et 1:1).
Irã (grego: Ιράν) - o país que hoje denominamos como Irã (o nome só veio a aparecer no século III d.C.) era citado como a Pérsia (hebraico: פרס / grego: Περσίς), em referência ao Império estabelecido pelos reis Dario, Xerxes e Ciro (veja por exemplo Ed 6:14 e 2Cr 36:23).
Iraque (hebraico: עיראק) - com esse nome, o lugar só passou a ser denominado a partir do século VI d.C. A região da Mesopotâmia (entre os rios Tigre e Eufrates - hebraico: ארם נהרים / grego: Μεσοποταμία) é certamente o lugar mais citado na Bíblia (depois de Canaã e Israel). No Iraque ficava a Torre da Babel (Gn 11:9). Do Iraque saiu Abraão (Ur dos Caldeus - Gn 15:7). O Iraque extirpou o reino de Israel (Assíria - 2Rs 17:23). Para o Iraque foram levados cativos judeus (Babilônia - 2Cr 36:6). No Iraque vários profetas desenvolveram seus ministérios (nas marques do rio Quebar - Ez 1:1). Habitantes do Iraque estavam presentes no Pentecoste (At 2:9). Em Apocalipse, o Iraque é citado simbolicamente (Ap 18:2).
Israel (hebraico: ישראל / grego: Ἰσραήλ) - o lugar onde se concentram as principais ações descritas na Bíblia. A terra que Deus prometeu aos patriarcas (terra prometida - hebraico: הארץ המובטחת - Gn 12:7). A terra conquistada (Canaã - hebraico: כנען - Nm 34). O Reino unificado de Davi (2Sm 5:5). No NT, Israel torna-se a representação do povo escolhido de Deus (Ef 2:12).
Itália (grego: Ἰταλία) - diversas citações do país em si. Tanto o próprio país, ou a área da península itálica (como em At 27:6), como de sua capital: Roma (grego: Ῥώμη - Rm 1:7).
Jordânia (hebraico ירדן) - a Jordânia só ganhou independência e passou a usar essa nomenclatura no século XX d.C. Nos tempos bíblicos as áreas a leste do rio Jordão eram ocupadas pelas tribos amonita, moabitas e edonitas (1Rs 11:1).
Líbano (hebraico: לבנון) - a região a norte de Israel rica em florestas de cedro e outras madeiras nobres é citada cerca de setenta vezes no AT (de Dt 1:7 a Zc 11:1).
Líbia (hebraico: פוט / grego: Λιβύη / latim: Libyæ) - as terras a oeste do Egito são referidas várias vezes no AT como Líbia (como em Na 3:9). No episódio de pentecoste, a relação citada inclui cidadãos oriundos da Líbia (At 2:10).
Palestina (hebraico: פלשתינה / grego: Παλαιστίνη / latim: Palæstina) - o nome da região foi dado pelo Império Romano a partir do hebraico (Filístia - פלשת). A região dos filisteus (povos indo-europeus conhecidos como povos do mar) e suas principais cidades são citadas várias vezes no AT (como Gaza - hebraico: עזה - Jz 16:1 e Asdode - hebraico: אשדוד - 1Sm 5:1).
Síria (hebraico: ארם / grego: Συρία) - ou a terra dos arameus. É um pais situado em planícies férteis ao norte de Israel. Ali floresceu um império que batalhou diversas vezes contra Israel (Reino do Norte - 2Rs 8:28). Para Damasco, capital da Síria, Paulo se dirigia quando se converteu (At 9:2).
Turquia (grego: Τουρκία) - a nação turca que hoje ocupa a península da Anatólia na Ásia e se estende até a Europa não é citada explicitamente com esse nome na Bíblia. O nome só foi adotado no século XIV d.C. Na época, a região era denominada de Ásia Menor (grego: Μικρὰ Ἀσία ou Ἀνατολή), porém diversas e variadas cidades e regiões dali são citadas no NT (como por exemplo a Galácia, a Panfília, Frígia e Cicília - At 2:10).
Nenhum comentário:
Postar um comentário