sexta-feira, 3 de julho de 2020

O TAPECEIRO

 

A minha vida é por definição incompleta e está em construção.  Esse me parece ser um bom pano de fundo para o Tapeceiro de Stênio Marcius.

E se você não conhece, permita-me apresentar a canção e seu autor.  Stênio Marcius, compositor do norte do Brasil, lançou em 2002 seu primeiro álbum e desde então vem apresentando composições ricas em originalidade, sem se descuidar de uma boa base bíblica, teológica e cultural.

Naquele primeiro álbum, na primeira faixa - a canção que dá nome a obra - somos logo apresentados ao Tapeceiro que está a tear, fio por fio, toda a nossa história.

Então já aqui, no começo, uma citação bíblica me vem à lembrança para ter um molde para minha tapeçaria: "só eu sei os planos que tenho para vocês, e eles são de futuro e esperança - diz o Senhor" (Jr 29:11).

E olhando bem, cada detalhe se encaixa bem.  Minha vida em construção está se fazendo como uma tapeçaria onde cada fio é laçado e trançado pacientemente.  Mas esse não é um bailado aleatório de linhas e pontos que ao acaso vão se juntando e separando.  Há um artista, divino artista, que conhece a obra como ninguém e tem um plano já bem definido de como quer o resultado de sua obra - sua imagem e semelhança (é inevitável a citação de Gn 1:26-27).

Um detalhe importante.  O Mestre Tapeceiro nunca se cansa e nada pode impedi-lo de completar a sua obra (lembre Is 40:28 e também 43:13).

Assim, posso confiar nele, mesmo que numa primeira olhada minha vida possa parecer uma mistura descuidada de situações e eventos, apenas um bocado de nós e circunstâncias aleatórias sem perspectivas.  Mas preciso olhar direito, e pelo ponto de vista correto do Tapeceiro, para compreender que realmente minha vida é obra de tapeçaria e ela continua sendo tecida, dia a dia, momento a momento com cores alegres e vivas (acho que Ne 8:10 aponta nessa direção).

E só então eu vou finalmente perceber que toda a confecção da tapeçaria de minha vida e história incompleta desenhará a glória de Jesus Cristo.

Talvez esse já seja um ensaio do grande coral que entoará o canto eterno: "Somente o Cordeiro que foi morto é digno de receber honra, glória e louvor" (Ap 5:12).

 

 

Para atender uma solicitação do casal Reginaldo e Layslla de Moraes (@moraes.casal) com satisfação eu escrevi esse texto aí.  E se você quiser ouvir uma versão muito boa, sugiro a interpretação do Casal Moraes que você pode achar no YouTube

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário