O
chamado profetismo clássico em Israel foi o movimento de renovação
espiritual levado a efeito por profetas escritores entre os séculos
XVII e IV a.C.
Mais
que qualquer outro grupo, os profetas deste período revelaram um
profundo amor e comprometimento com Deus e a sua Palavra e uma
disposição firme de mudar os destinos de seu povo.
A
primeira marca característica que nos chama a atenção neste
profetismo clássico seria a convicção de que sempre falavam em
nome do Senhor: – Assim
diz o Senhor.
Esta é
a fórmula profética clássica.
Esta
certeza iria levá-los a um projeto ousado e a um enfrentamento tanto
do povo como dos líderes para que a vontade de Deus voltasse a
sobressair na história de Israel.
Outras
características marcantes foram a releitura da revelação dada e a
compreensão da realidade ao seu redor. Se por um lado a Palavra
revelada fornecia um suporte espiritual àquilo que era pregado; por
outro, modismos e invencionices deveriam ser evitados e a Lei de Deus
trazida novamente à lembrança (veja por exemplo o que diz Ml 4:4).
Também
a ética pessoal e a responsabilidade social deveriam agora encontrar
lugar de relevância dentro da fé e da religiosidade.
Espiritualidade sem vida diária é misticismo vazio (note que é
séria a palavra do profeta diante da doença do rei Ezequias em Is
38:1).
Assim,
como resultado desta nova configuração do ministério profético em
Israel, todo o culto e adoração, passaram também a ter uma nova
conotação.
Pois
desejo misericórdia e não sacrifícios;
conhecimento de Deus,
em vez de holocaustos.
(Os 6:6)
conhecimento de Deus,
em vez de holocaustos.
(Os 6:6)
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