terça-feira, 9 de outubro de 2018

A BÍBLIA, POR ELA MESMA


Há diversas passagens da própria Bíblia que nos dão instruções de como devemos nos relacionar como texto. Vejamos apenas algumas destas e deixemos a Palavra de Deus nos falar por si própria:

# Ajunta-me este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, e aprendê-la são, para me temerem todos os dias que na terra viverem, e as ensinarão a seus filhos (Dt 4:10).
# E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas (Dt 6:6-9).
# Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido (Js 1:7-8).
# Esforçai-vos, pois, para guardar e cumprir tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés, para que dela não vos desvieis nem para a direita nem para a esquerda (Js 23:6).
# Ide, consultai ao Senhor por mim, e pelo povo, e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós, porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito (2Rs 22:13).
# Grandes são as obras do Senhor, e para serem estudadas por todos os que nelas se comprazem (Sl 111:2).
# Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus (Mt 22:29).
# Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim (Jo 5:39).
# Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Ef 6:17).
# Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa (2Ts 2:15).
# Prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino (2Tm 4:2).
# Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo (Ap 1:3).

E mais, ainda a Bíblia nos dá a indicação de que seu conteúdo deve ser mais que objeto de curiosidade ou histórias mortas, é para ser vivenciado. Acompanhe mais:
No livro da profecia de Amós nós lemos a instrução divina: "Pois assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me, e vivei" (Am 5:4). Pela palavra profética, Deus está dizendo que a única possibilidade de se ter vida é buscando-o.
Sendo a Bíblia a nossa única fonte veraz para conhecermos a Deus, porque somente ela foi divinamente inspirada (2Tm 3:16), então somos levados a concluir que somente viveremos em plenitude quando buscarmos a Deus nas páginas sagradas com todo o nosso coração (Jr 29:13).
Vamos além:
Jesus conclui seu Sermão da Montanha ilustrando a importância de seus ensinamentos. Se por um lado "todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha", por outro lado "todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia" (Mt 7:24 e 26).
Com isto o Mestre está nos ensinando que somente ser conhecedor, ou leitor apenas, das páginas da Bíblia não é suficiente; é preciso ser um cumpridor de todo quando foi dito. Sem vivência diária, sem se encarnar as lições, sem trazê-la para nossa experiência, a Bíblia não fará sentido.
É preciso viver a Bíblia todos os dias para que Deus nos fale e, ouvindo-o tenhamos vida eterna em Cristo Jesus – conforme Jo 20:31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário