terça-feira, 11 de setembro de 2018

O DESTINO DOS APÓSTOLOS


Os Evangelhos dizem que entre seus discípulos, Jesus escolheu doze e os designou para serem apóstolos (no grego: μαθητής – discípulos e ἀπόστολος – apóstolos – confira Mt 10:1-4; Mc 3:13-19 e Lc 6:12-16).
Seguindo a ordem como Mateus apresenta, vejamos um pouco sobre cada um deles e o destino que tiveram.

Simão PedroΣίμων Πέτρος – o nome original dele era apenas Simão. Jesus o apelidou de Pedro (veja Jo 1:42 – no aramaico: כיפא Cefas) por seu temperamento duro. Era gagileu e deve ter morrido em Roma sob a perseguição de Nero.
AndréἈνδρέας – era irmão de Simão Pedro. Depois de evangelizar por regiões da Ásia Menor e Grécia, fixou-se em Bizâncio (hoje Istambul) onde fundou a igreja ali. Conta a tradição que morreu em uma cruz em forma de “X”.
TiagoἸάκωβος – o primeiro dos filhos de Zebedeu. A tradição o chama de Tiago Maior. Jesus chamou os dois irmãos de Boanerges (veja Mc 3:17), que quer dizer: filhos do trovão, por causa do temperamento altivo e zelo. A sua morte foi ordenada por Herodes (confira At 12:1-2).
JoãoἸωάννης – o outro dos filhos de Zebedeu. Provavelmente o mais novo dos apóstolos. Seu nome está ligado ao Evangelho, a três cartas e ao livro de Apocalipse no Novo Testamento. Policarpo, seu discípulo, atesta que ele faleceu em Éfeso no ano 103 com 94 anos.
FilipeΦίλιππος – era natural de Betsaida, na Galileia e apresentou Natanael a Jesus. Diz a tradição que foi casado e teve duas filhas. Desenvolveu seu ministério no norte da África e na Ásia Menor, onde deve ter sido executado.
BartolomeuΒαρθολομαῖος – a única citação dele no Novo Testamento é na relação dos doze. Mas a tradição o associa ao nome de Natanael. Por relatos antigos, diz-se que ele viajou e pregou na Armênia, Etiópia e Arábia.
ToméΘωμᾶς – ficou conhecido como o discípulo incrédulo (veja o episódio em Jo 20:24-25). Foi um dos ativos pregadores em direção ao leste, fundando igrejas na Síria e na Índia, onde sofreu martírio.
MateusΜαθθαῖος – coletor de impostos que Jesus encontrou em Cafarnaum (veja Mt 9:9). Também conhecido como Levi. Desenvolveu seu ministério na Pérsia e na Etiópia, onde foi apunhalado e morto. Foi o escritor de um dos Evangelhos do Novo Testamento.
Tiago Ἰάκωβος – o Novo Testamento indica este como filho de Alfeu para o diferenciar do outro. A tradição chama de Tiago Menor. Levou o seu ministério para as regiões da Síria, onde foi apedrejado.
TadeuΘαδδαῖος – ficou conhecido por esse nome para diferenciar do outro Judas. Foi martirizado a machado por autoridades persas, depois de ter pregado na Judeia, Samaria e Mesopotâmia.
SimãoΣίμων – também para diferenciar de Simão Pedro, esse ficou conhecido Zelote, provavelmente por estar ligado ao grupo judaico radical assim chamado. Foi martirizado a mando do imperador Trajano por se recusar a adorar o deus-sol.
Judas Iscariotes – Ἰούδας ὁ Ἰσκαριώτης – o apóstolo traidor. Suicidou-se por enforcamento (confira Mt 27:5).

OUTROS NOMES DO NOVO TESTAMENTO –

Paulo – Παῦλος – unanimemente reconhecido em toda a cristandade como apóstolo. Seu nome original era Saulo (em hebraico: שאול), mas ele passou a usar o romanizado Paulo ao iniciar sua jornada missionária. Prisioneiro em Roma, morreu decapitado.
Matias – Μαθθίας – escolhido para ocupar o lugar de Judas depois de sua morte. Judeu de nascimento, pouco se fala sobre ele. Há informações de ele ter pregado tanto na Judeia, quanto na Etiópia e na Geórgia, nos limites da atual Rússia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário