sexta-feira, 8 de maio de 2015

CONSIDERANDO O SEGUNDO DOMINGO DE MAIO

Chegamos ao segundo domingo de maio – Dia das Mães – e sob esta inspiração, gostaria de refletir sobre algumas instruções bíblicas no trato dos filhos.  O sábio ordena: instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele (Pv 22:6).  E em Ef 6:4 eu leio: vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.
Estes e outros textos bíblicos nos informam que os filhos – que são tidos como herança do Senhor (confira Sl 127:3) – são responsabilidade dos pais e mães que os têm.  As alegrias da maternidade vêm sempre acompanhadas da responsabilidade da criação.  Ou seja, diante de Deus, devo saber que os meus filhos são o meu ministério, e que Deus me confiou para que os eduque e instrua nos caminhos sagrados.  Ensinar a Bíblia, a buscar a Deus, a se comprometer com os valores do Reino de Deus são parte fundamental da herança que devo deixar para as próximas gerações.
A Bíblia ainda se refere à necessidade de repreensão e admoestação que também cabe aos pais em relação aos filhos.  Se sou responsável pelo processo educativo, também devo ser responsável pela correção – quando necessária – dos que estão sob o meu cuidado.
Tenho por certo que esta atividade atribuída aos pais e mães pela Palavra de Deus é por demais séria e compreende níveis de responsabilidades que por vezes excedem às reais capacidades da maternidade e paternidade.  Então só me resta uma opção:  Preciso clamar a Deus por nossos pais e mães para que o próprio Deus os capacite para cumprirem às suas missões.
Coloquemos nossas mães no altar de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário