segunda-feira, 28 de agosto de 2023

DEUS É UMA UNIDADE COMPOSTA?

 

Chegou via zap –

Resposta de pronto:


Agora, pensando com mais cuidado teológico, entendo que o tema merece uma reflexão mais acurada. 
Vamos lá:

 

Esse é realmente um tema central que toca a nossa fé cristã.  É ponto inegociável que cremos em um único Deus – nossa fé é monoteísta.

 

O Credo dos Apóstolos, aprovado pela igreja no século IV começa afirmando, sem dúvida alguma: “Cremos em um só Deus, Pai Todo-Poderoso ... Em um só Senhor: Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus” (em grego: Πιστεύω είς ενα Θεόν, Πατέρα, παντοκράτορα ... Καί είς ενα Κύριον, Ίησούν Χριστόν).

Também na Confissão de Fé Batista de Londres de 1689 declaramos: “O Senhor nosso Deus é somente um, o Deus vivo e verdadeiro, cuja subsistência está em si mesmo e provém de si mesmo” (em inglês: The Lord our God is but one only living and true God; whose subsistence is in and of Himself).

 

Outro ponto importante a se considerar é a análise exegética do texto bíblico.

As palavras de Deuteronômio são a principal declaração de fé judaico-cristã.

Em hebraico, o texto de Dt 6:4 diz:

שמע ישראל יהוה אלהינו יהוה אחד׃

Os gregos da LXX traduziram:

Ἄκουε, Ἰσραήλ· Κύριος ὁ θεὸς ἡμῶν Κύριος εἷς ἐστιν·

Lutero traduziu em alemão:

Höre, Israel, der HERR, unser Gott, ist ein einiger HERR.

Em português lemos:

JFA – Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

NVI – Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

 

Ou seja, esse texto é a afirmação básica da declaração de fé num Deus que é em si essencialmente único e incomparável.  Ora, sendo o assunto a crença num único Deus, a palavra a ser destacada nesse verso é um (em hebraico: אחדechad).  Consideremos:

 

Essa palavra é o numeral cardinal um1 – e é encontrado no texto hebraico mais de 950 vezes.  O conceito pode ser similar ao do uso em língua portuguesa: indicando o inicial de uma sequência (como na citação de Gn 1:5 – o dia um), ou de unidade, quase funcionando como um artigo indefinido (como em Ex 16:33 – toma um vaso).

 

Mas a língua hebraica sempre tem os seus segredos, e é investigando que eles se revelam em sua riqueza.  Observe:

א – O conceito de exclusividade – ou unicidade – geralmente é expresso pela palavra יחידyachid que o hebraico bíblico cita 12 vezes: como por exemplo em Jz 11:34 – a filha única – ou no Sl 25:16 – solitário.  Também essa é a opção de tradução para o hebraico do conhecido Jo 3:16 – filho unigênito.

ב – Ainda quanto ao numeral אחד, em diversas citações e contextos, traz a ideia de conjunto de múltiplos (como em Nm 13:23 – um cacho de uvas); ou é usado como recurso de metonímia (como em Gn 11:1 – uma só palavra); ou ainda para se referir a algo que não se pode, ou deve, quantificar (como em Gn 1:9 – ajuntaram-se em um lugar).

 

Agora, voltando a questão inicial: Deus é uma UNIDADE composta?

Gosto da definição que K. Barth apresenta para Deus: Ele é o totaliter aliter (o Totalmente Outro), ou seja, o Deus a quem prestamos culto é único e inigualável.  Ele está além de nossas definições teóricas, não pode ser capturado pelo labor teológico e nem sentido pelo fervor e piedade espiritual.  Então a única forma de conhecê-lo é buscando em sua Revelação.

Dessa forma, as palavras reveladas da confissão de Dt 6:4 são um excelente indicativo (talvez o melhor!) que nos aponte sobre quem é esse Deus.

SIM!  Deus pode ser descrito como uma UNIDADE composta.

Deus é o alguém que, sendo único em sua essência e natureza (os antigos cristãos gregos falavam em οὐσία), ele se manifesta de forma composta e complexa como somente ele pode ser.  Ainda os pais gregos se referiam a uma περιχωρησις para a interrelação que misteriosamente flui na Trindade (gosto da tradução literal do termo: Θεός περιχωρησις – Deus que dança ao redor).

 

SIM! Deus é único e ponto!  Porém em sua unidade inseparável, incompreensível e imutável (Is 45:5 / 1Cr 17:20) ele essencialmente se dá a conhecer em sua Revelação como um Deus de multiforme graça (1Pe 4:10), multiforme sabedoria (Ef 3:10) e cheio de graça e verdade (Jo 1:14).

 

A esse Deus que é unicamente digno pois está assentado no trono, e ao Cordeiro que foi morto, sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo sempre! (Ap 5:12-13).

 

3 comentários: