sexta-feira, 3 de setembro de 2021

QUAL O TEMA CENTRAL DO APOCALIPSE?

  


O senso comum dos cristãos tem atribuído a Apocalipse ser ele uma série de visões e premonições de guerras, epidemias e tragédias catastróficas globais que Deus tem reservado para o final dos tempos quando purgará todos os males do mundo fazendo justiça.

Uma leitura mais acurada do texto canônico, entretanto, deve levar a uma compreensão do tema e ênfase central do texto em outra direção.  Embora possa haver divergências profundas entre os mais diversos comentadores do livro de Apocalipse, contudo a posição mais constante é que o tema geral do livro é a vitória final de Cristo. Certamente, como diz George Ladd: “O ponto de partida dos acontecimentos profetizados não é a posição do vidente, mas a da glorificação de Cristo”.

Neste sentido, partindo ainda da compreensão de Orlando Costa que no Apocalipse bíblico o que se tem não é “um plano do futuro. Nem sequer é um esboço das etapas da história. É mais uma celebração e uma interpretação da fé cristã na encruzilhada da história”, deve-se concluir que

O livro de Apocalipse, ao contrário de outros contemporâneos do mesmo estilo, tem uma visão triunfante do Deus como Senhor da história sobre todos os impérios da terra e por isto pode centralizar sua ótica na celebração de Deus e de suas ações.  Apocalipse é um livro que desafia à missão e a celebração da igreja.

E comentando ainda o capítulo cinco de Apocalipse em particular, George Ladd apresenta o que seria o reconhecimento pela profecia apocalíptica da centralização da adoração na eternidade:

O culto e adoração prestados por toda a criação não é um cântico da própria redenção, como também não é o cântico dos quatro seres viventes e dos anciãos.  Representa a certeza de que através de Cristo Deus restaurará a ordem e a paz neste universo caído.

Ou seja, mesmo que outros episódios sombrios possam ser tocados no Apocalipse e batalhas e ruínas sejam citadas, mais que qualquer outro tema ou foco, a centralidade do Apocalipse está na adoração ao Cordeiro, aquele que se apresenta desde o início nos seguintes termos: “Eu sou o Alfa e o Ômega” diz o Senhor, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso” (Ap 1:8).

 

Leia também o livro TU ÉS DIGNO - Uma leitura de Apocalipse.  Texto comovente, onde eu coloco meu coração e vida à serviço do Reino de Deus. Você vai se apaixonar por este belíssimo texto, onde a fidelidade a Palavra de Deus é uma marca registrada.

 


Disponível na:
AD Santos Editora

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário