quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

APENAS HOJE

 

 

2020 está chegando ao fim.  Embora todo fim de ano proporcione reações diversas. Algumas tradições e atitudes são basicamente esperadas.

As decorações abusam das luzes, a televisão se enche de especiais de natal e retrospectivas do ano, as confraternizações envernizam o espírito natalino, as promessas são proferidas e repetidas (algumas bem antigas), e por aí vai...

Mas, alguém vai negar que 2020 é diferente?

Quem é da minha geração vai lembrar da hecatombe nuclear e da ameaça comunista, do fim-do-mundo no ano 2000 e do bug do milênio, da revolta das máquinas e do HIV.  E ainda aguardando...

Posso comparar a 2020?

E se olhar mais longe na história: a peste negra, a guerra do ópio, o crash de 1929, a sombra nazista.  Quantos dados...

Será que 2020 se assemelha?

Utopias foram e voltaram, sonhos e expectativas se alimentaram e definharam, projeções e modelos de basearam e diluíram.  Mas...

E então, 2020 está chegando ao fim. Talvez até tenha quem encontre algum vestígio para celebrar.  Desconfio.  Porém acho que a maioria vai apenas suspirar: Ufa!!! Já foi!!!

Agora, pois, vendo os últimos lampejos de 2020 indo, eu me ponho a fazer o que me cabe: continuar Escrevinhando e ousando teologar tendo como base a herança sagrada que a Bíblia me fornece.

Quando Noé saiu da arca, depois da quarentena imposta pelo diluvio, ele ofereceu uma oferta ao Senhor, e isso lhe foi agradável.  Então o próprio Eterno lhe retribuiu com uma garantia/constatação: Enquanto durar a terra, plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite jamais cessarão (Gn 8:22).

Muito mais que um convite à resiliência, o suspiro divino diante da oferta cheirosa do patriarca é a certeza que, seguindo a cada noite, uma alvorada sempre surgirá.  Nenhum terror noturno vai impedir o renovo da aurora da misericórdia.

Assim é que depois da noite que pode produzir choro e escuridão incerta, o amanhecer é inevitável e trará alegrias e misericórdias renovadas (Sl 30 e Lm 3).

Então eu me lembro das palavras do próprio Mestre:

– Não se percam por aí com ansiedade pelo que pode vir!  Basta a cada dia a sua pandemia! (Mt 6:34)

2020 realmente foi duro – os ingleses diriam: hard!

Mas, e o que nos aguarda 2021?

E eu insisto na sabedoria cristã:

– Por mais aperreado que você esteja, pode por acaso antecipar um segundo do futuro, fazendo-o agora? (Mt 6:27)

Ora, apenas hoje, você está vivo agora.  Apenas hoje perceba que 2018, 2019, 2020 chegaram e se foram.  Apenas hoje tire 2021 dos seus cuidados.

Apenas hoje. Olhe os lírios e os pássaros.  Eles vivem, um dia de cada vez, apenas hoje!

Apenas hoje, louve o Criador (Sl 150).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário