sexta-feira, 22 de maio de 2020

ATÉ METADE DO MEU REINO


Dois reis citados na Bíblia se prontificaram a entregar até metade do reino a mulheres que lhe impressionaram: Xerxes e Herodes.  Mas as circunstâncias e as consequências foram bastante diversas.
No AT, Ester era uma judia no palácio persa de Xerxes.  Ela e seu povo estavam ameaçados de morte pela perversidade de Hamã e então foi desafiada por seu primo Mardoqueu a aproveitar-se de sua situação privilegiada para providenciar uma solução.
Mas não era tão simples assim.  Restava, como possível solução, a rainha quebrar o protocolo e interceder pela chance de viver.  E ela partiu para ação.
A estratégia da rainha incluía ter acesso à sala real e convidar o rei para um banquete especial.  E a um segundo banquete no dia seguinte.
O rei Xerxes ficou tão impressionado com a rainha Ester e com os banquetes que ela lhe preparou que se dirigiu a ela: que há, rainha Ester? Qual é o seu pedido? Mesmo que seja a metade do reino, será dado a você (Et 5:3).
No NT, Herodias havia traído seu marido e se juntado ao seu cunhado, o rei Herodes.  João, o Batista denunciou essa situação de pecado e por isso aquela mulher o odiava.
Num banquete que o rei ofereceu para seus líderes por ocasião de seu aniversário, a filha de Herodias entrou e se insinuou ao rei com uma dança provocativa.
O rei Herodes ficou tão impressionado com a sensualidade da jovem que lhe prometeu: peça-me qualquer coisa que você quiser, e eu lhe darei. Seja o que for que me pedir, eu darei, até a metade do meu reino (Mc 6:22-23).
É então que a mãe da dançarina a instigou a um pedido macabro.

Alguns pontos estão visivelmente em paralelo.  Duas situações limítrofes entre vida e morte estavam para ser decididas.  Duas mulheres usaram de sua feminilidade para conseguir vantagens sobre uma autoridade real.  Dois reis, impressionados, empenharam sua palavra perante testemunhas a oferecer o que lhe fosse pedido: até metade do reino.
Mas as semelhanças param por aí.
Ester, alicerçada pela disciplina piedosa do jejum, pediu para que seu povo fosse poupado e pode celebrar a vida na festa de Purim.
A filha de Herodias, movida pelo pecado e ódio de sua mãe, pediu a cabeça do profeta e recebeu a morte em uma bandeja.

E eu então devo aplicar essas narrativas para nossas vidas e histórias.
Situações de vida e morte nos desafiam todos os dias (considere o Sl 44:22 citado em Rm 8:36).
É preciso usar com propriedade e sabedoria os recursos disponíveis e com os quais Deus nos dotou (posso ver Deus indicando a fórmula a Moisés em Ex 4:2).
Também aproveitar cada oportunidade que nos ocorre para transformar ocasiões de morte em situação que gerem vida (atente para as instruções em Ef 5:15-16 e em Cl 4:5-6).

E por fim, o Rei dos reis nos dará não apenas metade, mas todo o seu reino eterno (promessa registrada em Lc 12:32). 
Para a glória dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário