terça-feira, 26 de maio de 2020

APROVISIONANDO ÀS PROMESSAS


É certeza essencial da fé cristã como cremos e pregamos que nos foi dado acesso aos portais eternos exclusivamente pela obra da graça de Cristo Jesus (sola gratia).
Mas essa convicção não deve nos tornar inertes.  A Bíblia sempre enfatiza que o fato de eu ser salvo somente pela graça não pode gerar em mim uma atitude de comodismo ou preguiça espiritual.
Um dos textos que abordam essa relação entre a salvação graciosa e a necessidade de trabalhar a partir dela eu encontro na Segunda Carta de Pedro (a citação é 2Pe 1:5-7).
Ali o apóstolo afirma que, pelo fato termos a certeza de que já nos foram outorgadas grandiosas e preciosas promessas, eu preciso continuar me empenhando em acrescentar qualidades a essas promessas.
O verbo original que aparece no texto eu o traduzo como aprovisionar.  Ele só aparece aqui no NT grego e literalmente se refere à realização com envolvimento pessoal em algo.
E depois vem a lista daquilo que preciso aprovisionar às promessas que já recebi:

(πίστις) - o primeiro atributo para se aprovisionar às promessas é a fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6).
Virtude (ἀρετή) - ou excelência moral.  Paulo instrui que a virtude moral deve ocupar o centro de nossa mente e pensamento (Fl 4:8).
Conhecimento (γνῶσις) - Paulo também diz da necessidade de ir em busca dos tesouros do conhecimento escondidos em Cristo (Cl 2:2-3).
Temperança (ἐγκράτεια) - ou domínio próprio, ou autocontrole.  Essa é uma das características do fruto do Espírito (Gl 5:23).
Perseverança (ὑπομονή) - é indispensável manter uma resistência e firme paciência enquanto esperamos a manifestação da glória de Deus (Rm 8:25).
Piedade (εὐσέβεια) - a recomendação pastoral é para continuar nos exercitando na devoção e piedade (1Tm 4:7).
Fraternidade (φιλαδελφία) - a ordem e instrução é direta: permaneça entre vocês o amor fraternal (Hb 13:1).
Amor (ἀγάπη) - e finalmente, que haja provisão de amor, o vínculo perfeito (Cl 3:14), pois Deus é o próprio amor (1Jo 4:8).

E assim, por já termos recebido através da graça tudo o que precisamos para a vida e a piedade e também já devidamente aprovisionados rendamos a ele a glória agora é para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário