sexta-feira, 8 de maio de 2020

A EXATA EXPRESSÃO DA GLÓRIA


O texto aos Hebreus em nosso Novo Testamento é um texto fascinante.  Ele consegue mesclar de maneira magistral a rica herança teológica e espiritual judaica com um vocabulário e modo de argumentação helênicos também exuberante.
A quantidade de palavras que o autor usa e que não são encontradas em outra parte do NT é impressionante.  O livro começa, em grego, com dois advérbios que só aparecem aqui.  Na minha tradução seria:

Veja todo o verso primeiro:

De maneira salpicada e repetida
Antigamente Deus tinha falado aos ancestrais pelos profetas.

O verso dois:

Mas nestes últimos dias falou a nós pelo filho
A quem colocou [como] herdeiro de tudo,
Através de quem fez todas as eras.

O verso três:

O qual sendo o reflexo da glória e o caráter da substância dele,
Sustentando então tudo pela fala do seu poder,
Tendo feito a purificação dos pecados,
Tomou assento na direta da majestade, nas alturas.

E o verso quatro:

Nessa dimensão, galgou [uma posição] tão superior aos anjos
Que veio a herdar um nome mais excelente que eles.

Na leitura de todo o texto aos Hebreus fica claro que o seu autor tem uma visão muito bem marcada de quem é Jesus Cristo, sua obra e o lugar que ocupa em nossa crença.  É isso ele dispõe a demonstrar em todo o escrito.
Assim é que já começa com a sua declaração de fé (são esses quatro versos que traduzi acima).
Mas eu quero voltar ao verso três para duas destacar as palavras que expressam bem quem é Jesus para o autor. Eu as versei como reflexo e caráter.  Também elas são palavras que não as acho em nenhum outro lugar no NT grego.
Quero trabalhar um pouco com elas por que creio que podem nos ajudar a entender melhor quem é o Filho de Deus o qual adoramos.
A primeira palavra compõe a expressão reflexo da glória.  Buscando a raiz do termo, encontramos o sentido de que Jesus espelha ou aponta para o brilho de Deus.  O texto bíblico está declarando que no Filho podemos ver todo o brilho, toda a beleza, todo o fulgor, toda a glória de Deus.
E João, lá no início do seu Evangelho, reconhece que na Palavra que se fez carne nós podemos ver a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade (Jo 1:14).
A outra palavra está na expressão caráter da substância.  No grego antigo, caráter indicava a pessoa ou instrumento que entalhava em uma pedra dando-lhe uma forma.  Hebreus diz que o Filho é o entalhe preciso onde posso ver a imagem exata do Pai.  Todos os contornos e detalhes daquilo que o Pai é em sua mais perfeita essência e substância eu percebo no Filho (e somente nele).
E ainda é no quarto Evangelho que eu leio a afirmação categórica de Jesus: "eu e o Pai somos um" (Jo 10:30).
Assim Hebreus nos apresenta Jesus, o Filho que é a perfeição do Pai em essência e que nos apresenta dessa maneira toda sua radiante glória.
A ele eu cantarei louvores no meio da congregação (veja Hb 2:12). 

6 comentários:

  1. Bom dia meu pastor , baseado nos seus comentários que fez. Eu pergunto Adão não tinha a glória de Deus? sendo ele o primeiro, lembre-se que o homem é glória de Deus.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querido. Adão foi criado como a imagem de Deus, aquele que refletia ou apontava a glória do Criador. Essa imagem foi quebrada no pecado mais é restaurada na obra graciosa de Cristo no Calvário.
      A expressão exata da glória de Deus - o próprio Deus em si - esse só Jesus pode refletir. Porque somente em Jesus habitou corporalmente toda a plenitude da divindade (lembre Cl 2:9).
      Por isso só a ele adoramos.

      Excluir
  2. Estudo aprofundado e esclarecedor,dessas palavras,escritas para os Hebreus e que pela graça chegou até nós. Primo um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido.
      O louvor seja somente a Cristo, reflexo da glória e caráter da substância única de Deus.
      Abr.

      Excluir
  3. Louvo a Deus meu querido colega, Deus continue derramando bênçãos sem medidas sobre a tua vida. Obrigado pela palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido. Louvado seja realmente Deus e Cristo, expressão exata de sua glória.
      Abr.

      Excluir