sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

LUTANDO CONTRA DEUS


O autor do Livro de Atos dos Apóstolos diz de maneira clara que o sumo sacerdote, e seus companheiros saduceus, ficaram cheios de inveja do que Deus fazia através da igreja (veja At 5:17).  E foi esta a motivação que levou a desencadear a perseguição, prisão e novo julgamento dos apóstolos. 
Diante da situação de tensão social que Jerusalém vivia, a liderança judaica mostrou inveja e medo de que o controle da nação saísse de suas mãos para as mãos destes homens sem instrução.
Acompanhe a sequência dos fatos como narrados no capítulo cinco de Atos dos Apóstolos:
→ Os apóstolos são presos – v. 18
→ Um anjo os solta – v. 19
→ De manhã, cumprindo ordens, voltam a pregar no pátio do Templo – v. 21
→ Os guardas vão buscá-los na prisão pública e acham o cárcere vazio – v. 22
→ Chega a notícia de que os apóstolos voltaram a pregar –  v. 25
→ Os guardas reconduzem os apóstolos, agora sem uso de força, até o Sinédrio – v. 26
→ Os discípulos afirmam que é melhor obedecer a Deus – v. 29
Convém destacar que também aqui, diante do confronto do Sinédrio, embora com acusações duras contra os líderes judeus, a defesa e a mensagem apostólica está centrada na pessoa e na obra de Cristo (observe At 5:30-32).
Neste ponto exato das discussões, apareceu a figura de Gamaliel que, mesmo não tendo aderido à fé cristã, apresentou o mais sábio conselho diante de todo o episódio.  Com um coerente embasamento histórico, o proeminente líder dos judeus apresentou seu argumento:
Portanto, neste caso eu os aconselho: deixem esses homens em paz e soltem-nos.  Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará; se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus. (At 5:38-39)
E deste conselho, pelo menos quatro lições importantes devemos extrair: a) nenhum projeto de origem humana prospera; b) embora Deus nos traga boas novas sempre, a história é um celeiro farto de lições; c) nunca se deve julgar ou avaliar as pessoas, mas sempre analisar o conteúdo da mensagem, os comportamentos e atitudes; e d) lutar contra Deus (se antepor ou afrontá-lo) é a pior decisão que o ser humano pode tomar.
E o texto bíblico conclui esta narração citando que, apesar das palavras de Gamaliel, o Sinédrio ordenou açoitar os discípulos e mais uma vez ordenar que se calassem quanto à mensagem de Jesus Cristo. 
O que chama a atenção, porém é que os apóstolos saíram do Sinédrio alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome (palavras de At 5:41). 
Sem dúvida este é um dos segredos do sucesso dos primeiros passos da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário