terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

A POÉTICA E A POESIA HEBRAICA

Em toda língua humana conhecida, primeiro se formou a literatura em forma poética para somente depois aparecer textos em prosa e textos discursivos. Na língua hebraica usada no AT também não foi diferente. Primeiro apareceram os textos poéticos para depois surgirem os textos em prosa. Assim é que os textos poéticos bíblicos, provavelmente, são os mais antigos. Eles registram a fé do povo lá no início da sua vivência e experiência com o Deus de seus pais. Mas não temos somente textos bem antigos; nos livros poéticos temos o registro da passagem dos tempos para a fé em Israel: de uma confiança primitiva e simples a uma fé mais elaborada, temos nestes cinco livros a alma do povo.
É claro que quanto à datação, a maioria dos textos não apresenta informações suficientes para sabermos quando foram escritos e, muito provavelmente, eles primeiro surgiram e foram transmitidos de boca em boca, de pai para filho, até se fixarem escritos nos livros, aparecendo neles várias contribuições de sucessivas gerações de homens e mulheres anônimos que cantaram e professaram sua fé e crença no Deus antigo.
Outro detalhe a se observar é que os poemas foram compostos primeiramente para serem cantados com melodias orientais – bem diferentes das nossas ocidentais modernas. Não havia preocupação com uma estética gráfica ou com elaboradas construções gramaticais. Percebe-se que deveria haver uma fluência musical nos textos que prevaleceria sobre as palavras em seus significados. A poética hebraica se fez com um jogo de paralelismo de ideias e musicalidade que fazia cada composição completa em si.
Também é preciso dizer aqui algo sobre a diversidade das composições. Já foi dito acima sobre distintas épocas em que apareceram os textos, mas também se deve notar as diferentes origens culturais: há poemas de origem bem populares que deveriam ser cantados no meio das multidões; enquanto outros têm origem mais erudita servindo como registro da alta cultura da nação. Mas certamente, toda esta literatura foi registrada e colocada nos livros poéticos bíblicos como demonstração das várias facetas possíveis da mesma fé existente no povo de Israel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário