terça-feira, 2 de agosto de 2016

QUANTO AO ESPÍRITO ENGANADOR

Recebi um e-mail com a seguinte pergunta:

(...) quanto ao texto de 1Rs 22:21. Quem fez os profetas mentirem para Acabe? Foi "um" espírito ou foi "o" espírito?  

Eis a resposta que lhe enviei:

Oi querido,
Li com cuidado o texto de 1Rs 22:21 e andei observando alguns comentários.  Realmente este é daqueles textos que exigem uma certa dose de arquitetura teológica para tratá-lo sem simplesmente descartar.
Vejamos algumas coisas: em hebraico a expressão está com artigo (הרוחhrwh), o que dá a entender que o autor do texto tinha, pelo menos, uma noção clara de que espírito estava falando.
Todo o contexto relata a visão do profeta Micaías.  Nela (na visão) há a cena de um conselho – ou tribunal – que ocorrera diante do trono de Deus (veja os versos 19 e 20 antes).  Alguns bons comentadores então associam esta cena à de Jó 1:6.  Se for o caso, então temos a memória textual de um relato pré-exílico quando se cria em Israel que o acusador (em hebraico: שטןstn) comparecia à sala divina e ele então executaria desígnios estabelecidos.  É bom lembrar que neste período existe a crença de que tudo (bem e mal) provém de Deus indistintamente!
Deixe-me fazer duas citações do "Comentário Bíblico Africano" – no geral, um bom comentário: "É provável, contudo, que o profeta tenha falado com um tom de sarcasmo, pois Acabe percebeu que esta não era a mensagem verdadeira".  Por outro lado, concordando com a visão do tribunal pré-exílico: "Ao que parece, devemos ver todos os elementos da criação como instrumentos de Deus, usados para fazer o que é necessário".
Outro detalhe que não pode ser esquecido, é que mesmo no judaísmo tardio, quando o texto de Reis foi compilado, a ideia de "o" Espírito como Pessoa Trinitária ainda é inexistente.  Seus primeiros traços só aparecerão com a interpretação cristológica de João já no NT.
Seja qual for o caso, como disse, requer alguma dose de arquitetura teológica!  Esta interpretação condiz com a compreensão da Revelação progressiva (e sua consequente Teologia) e livra os profetas modernos do "mico" de ter de mentir (não tenho também como desconsiderar 2Pe 1:20-21!).
Um abraço.


2 comentários:

  1. Muito bem pastor, mesmo sabendo da sua corrente teológica, a hermenêutica e exegese do texto ficou excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido. Eu assumo minha corrente teológica e hermenêutica e procuro ser fiel a ela. Sempre baseio todo meu trabalho de exegese naquilo que creio ser a Palavra de Deus - a Revelação. Assim alimento a minha fé e daqueles a quem o Pastor supremo me confiou.
      Abs.

      Excluir