terça-feira, 6 de agosto de 2013

HE TOUCHED ME

"A natureza conspirou a favor dele...!"  Foi assim que um colega me apresentou ao disco com a gravação de canções gospels na voz de Elvis Presley.  Deixei qualquer tipo de preconceito de lado e ouvi com uma emoção venerada e, sem medo do trocadilho, confesso:  ele me tocou!
Antes de comentar a conspiração natural ou o dom excepcional, deixe-me justificar o uso da língua da outra América.  Elvis nasceu no Mississipi – Estados Unidos e citá-lo em inglês me parece dispensar-lhe uma certa reverência merecida (incluo o termo gospel que, no caso, soa bastante apropriado!).
Como disse, Elvis Presley nasceu no interior do Estado sulista do Mississipi em 1935 e cresceu no Memphis sob a influência da música gospel da Assemblies of God e sua interpretação de That's All Right, Mama em 1954 é considerada o marco zero do rock como estilo musical (da sua brilhante carreira como Rei do Rock não quero fazer nenhum destaque – sei que não é difícil encontrar bastante referências).
Novamente já disse: não penso em conspiração natural (embora o termo não agrida meus ouvidos!), mas é inegável que Elvis está entre aqueles seres humanos que o Criador tocou com um dom magnífico e capacidade inigualável.  Ele é uma exceção!  E, independente da vida que levou (ou que o levou), que bom que ele nos brindou com a gravação de algumas pérolas do cancioneiro gospel tradicional norte-americano.  Elas em si já são uma riqueza e na voz aveludada de Elvis são verdadeiros prêmios aos ouvidos e à alma.
He touched me é o nome da canção que intitula o disco gravado entre maio e junho de 1971.  Eu a conheço numa versão em Português e fala da graça de ter sido tocado por Jesus e ter experimentado o coração cheio da paz.  Agora, independente da letra familiar, nem é preciso tradução para que o milagre da música seja real: He touched me and made me whole.
E os hinos se seguem na gravação: I've got confidence, Amazing grace (tradicionalíssimo, cuja tradução literal empobrece o inglês mas aqui está num arranjo fenomenal do próprio Elvis), Seeing is believing ... e mais outros, num total de 12 faixas, terminando com Reach out to Jesus (conhecido hino de R. Carmichal que também cantamos em Português).
Em 1977 um colapso cardíaco levou Elvis Presley.  Entre outras tantas gravações (como esquecer It's now or never!?) – inclusive outras gospels –  prefiro guardar na lembrança o genial Elvis confessando: He touched me!

Nenhum comentário:

Postar um comentário