sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O SEMEADOR


Eis que um semeador saiu a semear...”
Entre as diversas parábolas contadas pelo Mestre Jesus, uma hoje nos convém destacar: A parábola do semeador – ela pode ser conferida em Mateus 13:1-9; Marcos 4:1-9 e Lucas 8:4-8.  É bom lembrar inicialmente que esta é uma das poucas parábolas em que o próprio texto bíblico nos apresenta uma explicação.  Então vamos a ela:
Jesus nos contou de um semeador que saiu na sua labuta e jogou a sua semente para todo lado.  O semeador é um só e também a semente é única, logo, neste princípio, todos têm igual acesso ao que é distribuído.  Mas a terra onde a semente caiu é não é uniforme.  São quatro tipos de solo e, pela explicação, quatro tipo de ouvintes da Palavra de Deus:
1. Beira do caminho – são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e não lhes dão a importância devida e assim deixam passar a oportunidade de frutificar.
2. Solo rochoso – são os que, mesmo ouvindo a Palavra de Deus, não permanecem, pois lhes falta profundidade e por viverem uma vida cristã rasa, não se sustentam a ponto de frutificar.
3. Espinhal – são também os que ouvem a Palavra de Deus, mas se deixam fascinar pelos encantos e propostas do mundo, e por não darem prioridade absoluta a Cristo, são sufocados e não chegam a dar frutos.
4. Boa terra – são os que ouvem a Palavra Deus com o devido respeito e cuidado, deixam enraizar por ela, não olham para os lados e no tempo certo dão o seu fruto (Salmo 1).
Jesus nos falou que somos a terra onde a sua Palavra tem sido semeada – e esta tem sido distribuída gratuitamente a todos os que estão ao alcance do evangelho.  Ou seja, cada cristão, cada membro de Igreja, cada freqüentador de culto, cada “amigo do evangelho”, cada filho de crente é uma terra onde a Palavra de Deus pode germinar.  Que tipo de solo temos sido?

(Lá em cima: reprodução do quadro "Paisagem de Santo Amaro" da pintora brasileira Anita Malfatti)

2 comentários:

  1. Estamos procurando estar sempre na Boa terra, às vezes vem a tempestade,mas em geral procuramos manter a terra sempre fértil

    Abraços fique na Paz

    ResponderExcluir