sexta-feira, 12 de agosto de 2011

NA CASA DE MEU PAI


DEUS É PAI.  O tema da paternidade de Deus pode ser encontrado ao longo da Bíblia.  No NT esta é uma das maneiras preferidas de Jesus tratar a Deus, e isto é facilmente visto nos evangelhos.  Porém há uma diferença.  Enquanto nos sinóticos (os três primeiros evangelhos) o Pai, embora verdadeiramente pessoal, é um ente celestial; no quarto evangelho o Pai, embora verdadeiramente celestial, é um ser pessoal.
Três passagens mostram bem esta equivalência e nelas a mó está na expressão: Na casa de meu Pai...  Nos discursos finais, o evangelho de João dá destaque a alguns pontos: Jesus enfatiza quem ele era e é, qual a essência de sua doutrina, o que ele próprio esperava como desfecho final de sua vida e obra e também qual deveria ser a expectativa dos discípulos quanto ao futuro.
Nesta esteira de pensamento, o evangelista dá voz ao Mestre: — Na casa de meu Pai há muitos aposentos (leia em Jo 14:2).  Quando os dias derradeiros de Jesus aqui na terra se avizinham, e o clima de tensão não pode ser disfarçado, Jesus diz aos seus que não há motivos para ficarem aperreados, é só confiar nele e em Deus, pois na casa do Pai há como acolher a todos.  E vai além garantindo que se assim não fosse ele mesmo teria já providenciado alguma alternativa.
Estas palavras do Cristo em tom de litania transpiram familiaridade.  Jesus está me dizendo como discípulo seu que o futuro não precisa ser sombrio, incerto e assustador; há sempre um cantinho na casa de meu pai para onde eu posso ir depois de ter enfrentado as agruras da vida.  E usando outra figura, há sempre um porto seguro onde ancorar depois da tormenta.
Um pouco antes destes discursos finais, Lucas apresenta uma parábola que também tem seu ponto alto na casa do pai.  É bem conhecida a narração da história do filho pródigo que, lá no último estágio de degradação, ainda conseguia manter viva a esperança: — Na casa de meu pai há comida de sobra (confira em Lc 15:17).  Mesmo naquela situação, a casa do pai era mais que apenas uma referência pontual, o filho sabia que depois de ter chafurdado na lama por conta da sequência de besteiras que fez ainda podia vislumbrar a casa do pai.
Como parábola bíblica, esta narração é mais que uma história bonita de arrependimento e reconciliação; é um aponte seguro de que seja qual for a circunstância na qual a minha vida e as minhas escolhas tenham me levado, sempre confiarei que existe um lar pronto a me acolher.  E para lá eu quero ir.
Recuando mais ainda na narrativa evangélica, eu posso acompanhar Maria e José encontrando o jovem Jesus discutindo no templo de Jerusalém.  Em resposta a preocupação de sua mãe, Jesus respondeu: — Eu estou na casa de meu pai (veja em Lc 2:49).  Aquele era o lugar onde Jesus se sentia à vontade, podia conversar, transitar entre os corredores; era a casa paterna.
Este episódio peculiar na história de Jesus me releva o fato de que o lugar onde o pai resolve estabelecer sua morada é onde eu posso realmente me sentir à vontade para conversar com ele, e o tempo passado ali não é perdido ou desperdiçado, mas é o lugar onde as horas passam alegremente.
Sei que nas páginas da Bíblia ainda podem ser encontradas outras referências cruzadas sobre a casa e o pai e a multiplicação de narrativas só iria confirmar minhas certezas.  Estas três, contudo me conferem a garantia de que a casa de meu pai é um lugar de acolhimento no meio do mundo, de mesa farta e de familiaridade.  É o lugar cujo caminho eu posso fazer com segurança, pois o conheço bem e onde eu posso confiar sem medo que serei bem vindo e aceito.  É assim na casa de meu pai.

4 comentários:

  1. Verdade, um lugar onde estamos seguro é na casa do Pai, é a pessoa que podemos contar a todas as horas e minutos, que cuida, zela se preocupa com meu bem- estar. Fico feliz por ter um Pai como Deus que é Real e presente na minha vida. Tenho vivenciado isso a cada dia!Um abraço, pastor!
    Deus o abençoe!Miss. Andréa

    ResponderExcluir
  2. Querida Andrea,
    Boas suas palavras. E exatamente por termos um Pai com o Celeste, grandioso mas presente, é que a caminhada da vida não é vazia nem insuportável. Oro para que você continue na companhia dele aí onde está.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Tão gostoso como ler o texto foi ver a foto da casa do "meu pai" aqui na Terra. A sensação é agradável, ao relembrar bons momentos lá vividos. Acho que é assim que a gente se sente em relação à Casa que está sendo preparada pelo Pai do céu.
    Emília

    ResponderExcluir
  4. Oi Emília,
    Obrigado pelas suas palavras. O bom mesmo é saber que aqui na terra é só o começo, o melhor ainda vai chegar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir