sexta-feira, 13 de maio de 2022

GOD IS PARENTS

 


Escrevendo aos cristãos de Éfeso, o apóstolo Paulo faz o seguinte registro: ... por esta razão dobro os meus joelhos para o Pai ... pelo qual toda a família nos céus e na terra é nomeada (Ef 3:14-15).

Mas antes de refletir sobre a mensagem apostólica, quero fazer dois destaques linguísticos – creio que vão ajudar na compreensão do texto.

(1) O verbo que o texto grego usa para se referir a ação de dobrar os joelhos (κάμπτω τὰ γόνατά) indica uma atitude de reverência religiosa, quase que com intimidade (Paulo usou essa palavra também em Fl 2:10). 

(2) Deus é pai – mas preferi colocar o título em inglês: GOD IS PARENTS.  Observe: Chamar Deus de Pai é bastante comum para todos nós.  Aprendemos isto desde pequenos e repetimos como modelo de invocação mediante a Oração do Pai Nosso.   Mas esse conceito masculino de Deus não lhe faz jus.  Deus não é macho nem fêmea.  Esses são conceitos humanos e culturais.  Deus é Pai/Mãe.  Então entendi que a maneira como os ingleses chamam expressa melhor o conceito para nós modernos (e vai assim mesmo no plural, de propósito!) – GOD IS PARENTS.

Vamos ao texto de Efésios.

É verdade bíblica, doutrinária e teológica que o nosso Deus é o Senhor Todo-Poderoso, régio criador do universo.  Mas também é um PARENTS amoroso e cuidadoso.

Deus é nosso PARENTS porque é ele quem nos dá a vida e dele provém tudo o que somos e temos, pois todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez (Jo 1:3). 

Mas também, Deus é nosso PARENTS porque ele nos instrui e cuida de nós.  Com carinho ele chama: ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, para que se multipliquem os anos da tua vida (Pv 4:10). 

Deus, como PARENTS interessado, está sempre com suas melhores intenções voltadas para seus filhos e disposto a os amparar e guiar.

Então, eu dobro os meus joelhos e me aconchego diante de um PARENTS que se fez digno de minha reverência por ter sido morto e com seu sangue comprado toda tribo, língua, povo e nação – inclusive eu (Ap 5:9).

Sim.  GOD IS PARENTS.  E eu o louvo por isso.

 

3 comentários: