sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

JOELHOS E LINGUA


Como relacionar o culto e a adoração da igreja hoje com a expectativa do irromper futuro do Dia do Senhor?
Respondo:
Quando finalmente chegar o grande dia do triunfo de Cristo e sua vinda nos ares, seremos reunidos de todos os cantos da terra para juntos entoarmos a glorificação do Rei Eterno.  E mirando este Dia, nossa atitude de louvor e culto deve ser moldada.
Vou tomar como base para entender essa convicção as expressões do Hino Cristológico citado pelo apóstolo em Fl 2:6-11.
a. Todo joelho se dobre.  A referência é bastante clara.  No grande Dia do Senhor todos reconhecerão a Cristo como soberano e se curvarão diante dele.  Da mesma forma nosso culto e nosso louvor hoje já deve expressar uma atitude de completa submissão à sua vontade.
Não se faz culto.  Não há louvor.  Não se presta adoração.  Nada disso existe sem que haja atitude de verdadeira submissão.  Cristo é Rei e Senhor, e tal verdade tem que ser demonstrada em cada gesto e em cada ação do crente enquanto adora.
E tem mais: entendemos que toda a vida do cristão deve ser resultado de seu posicionamento de adoração, e não somente aqueles minutos em que se estar reunido num templo cantando ou orando.  Então para se adorar de verdade é imperioso que toda a vida cristã seja o reflexo da submissão
Uma atitude que deve servir de modelo desta completa submissão demonstrada nos joelhos dobrados é a de João, o batista quando deu testemunho sobre o Cristo (leia a declaração em Jo 3:30).
b. Toda língua confesse.  A segunda atitude também é explícita.  O nosso destino é louvar eternamente a Cristo confessando-o como Senhor.  Naquele dia ninguém poderá se negar a declarar que "Jesus Cristo é Senhor!"
Este é o conteúdo preciso do louvor que anunciamos até os confins da terra.   Nada mais cabe em nossas celebrações, festivais e louvores além da declaração de que todo senhorio pertence ao Cristo glorificado.
Desta forma, devo afirmar que não há outro tema que deva ocupar minha adoração que não seja a exaltação e confissão de Jesus Cristo como Senhor de minha vida, da igreja e da história.
Lembre que, na visão do Apocalipse, acompanhando o toque da trombeta celestial  fortes vozes céus declaram que "o reino se tornou de nosso Senhor" e por isso há adoração e confissão os céus (confira a declaração de louvor celeste em Ap 11:15-18).
Como anunciar o senhorio de Cristo sem joelhos dobrados?  Como atrair pessoas ao Reino de Deus sem línguas que confessam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário