Em
toda língua humana conhecida, primeiro se formou a literatura em
forma poética para somente depois aparecer textos em prosa e textos
discursivos. Na língua hebraica usada no AT também não foi
diferente. Primeiro apareceram os textos poéticos para depois
surgirem os textos em prosa. Assim é que os textos poéticos
bíblicos, provavelmente, são os mais antigos. Eles registram a fé
do povo lá no início da sua vivência e experiência com o Deus de
seus pais. Mas não temos somente textos bem antigos; nos livros
poéticos temos o registro da passagem dos tempos para a fé em
Israel: de uma confiança primitiva e simples a uma fé mais
elaborada, temos nestes cinco livros a alma do povo.
É
claro que quanto à datação, a maioria dos textos não apresenta
informações suficientes para sabermos quando foram escritos e,
muito provavelmente, eles primeiro surgiram e foram transmitidos de
boca em boca, de pai para filho, até se fixarem escritos nos livros,
aparecendo neles várias contribuições de sucessivas gerações de
homens e mulheres anônimos que cantaram e professaram sua fé e
crença no Deus antigo.
Outro
detalhe a se observar é que os poemas foram compostos primeiramente
para serem cantados com melodias orientais – bem diferentes das
nossas ocidentais modernas. Não havia preocupação com uma estética
gráfica ou com elaboradas construções gramaticais. Percebe-se que
deveria haver uma fluência musical nos textos que prevaleceria sobre
as palavras em seus significados. A poética hebraica se fez com um
jogo de paralelismo de ideias e musicalidade que fazia cada
composição completa em si.
Também
é preciso dizer aqui algo sobre a diversidade das composições. Já
foi dito acima sobre distintas épocas em que apareceram os textos,
mas também se deve notar as diferentes origens culturais: há poemas
de origem bem populares que deveriam ser cantados no meio das
multidões; enquanto outros têm origem mais erudita servindo como
registro da alta cultura da nação. Mas certamente, toda esta
literatura foi registrada e colocada nos livros poéticos bíblicos
como demonstração das várias facetas possíveis da mesma fé
existente no povo de Israel.
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