sexta-feira, 8 de setembro de 2017

NASCENDO DO VENTO

Nas caladas e escuras horas da noite, Nicodemos, um dos principais líderes dos judeus, procurou Jesus para conversar sobre Deus: suas ações e intenções para com os homens (a história está narrado no capítulo três do Evangelho de João). 
O diálogo que dali se segue é bem sugestivo...  pode até parecer sem pé nem cabeça, mas... acompanhe comigo:
Jesus apresenta uma nova possibilidade de ponto de vista.  Uma maneira diferente de entender a vida, a existência e o mundo.   Sob esta ótica, quem comanda tudo na criação e no interior humano é o Espírito que, como um poderoso vento, sopra onde quer, e apenas é possível sentir as conseqüências de sua passagem. 
Achou pouco!? A conversa prossegue acrescentando outro viés: Nicodemos é então instado a compreender a sua relação com Deus na mesma dimensão que nascimento e vida – necessário vos é nascer de novo
E as idéias ganham amplitude.
A vida humana não é apenas física – concreta, palpável; também é espiritual – fluida, etérea.  Deus fez os homens e mulheres com corpo e com alma.  Ele nos dotou de neurônios e sonhos.  Somos ciência e poesia. Precisamos de oxigênio e de suspiros.  E tem que haver os dois nascimentos para que haja vida plena, como planejada pelo Criador.
Nicodemos teve dificuldade em captar: como voltar ao ventre da minha mãe?
Então Jesus esclarece com uma denúncia e uma proposta.  E parece que está gritando de maneira profética ao mundo que me cerca hoje!
O Mestre acusa a falência do projeto moderno de compreensão materialista da vida do ser humano.  Não somos somente matéria, somos também o espírito – o vento.  A vida é muito mais que o tempo e o momento do agora – vai além.  É mais que prosperidade e saúde ou felicidade – é sopro divino. 
A imanência é pouco, é parca – careço de transcendência!  Pois somos mais que isso: fomos feitos à imagem de Deus!  E é esta imagem que precisa nascer (ou nascer de novo nas palavras de Jesus).
No projeto apresentado por Jesus é preciso que a imagem de Deus no homem possa se fazer nascer de novo no seu interior, mostrando a cada um de nós que somos mais que matéria: somos reflexo divino embotado pela vida mas que deve ser restaurado – renascido.
Então, quando chega este Santo Vento Divino, ele nos toma e traz tudo de bom que Deus tem projetado para suas criaturas que tanto amou.  Este sim é novo nascimento: é vida nova que só Deus pode gerar em mim e em você.  E é exatamente o que Jesus propôs a Nicodemos – e para mim também.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna.

Creia.  Deixe soprar.  E que o Vento chegue e faça nascer de novo.  Para sua glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário