sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

VERGA OU QUEBRA – Alguns apontes exegéticos sobre o Salmo 18:34

Recebi de um estimado amigo e colega pelas redes sociais:


Compartilho a minha resposta:

Andei dando uma estudada no texto em questão, vamos tentar entendê-lo melhor.
Em primeiro lugar vamos ler como alguns tradutores em português trabalharam com ele – isso sempre ajuda a entender (vou aproveitar e destacar o termo em questão) – se quiser também dar uma olhada em traduções para outras línguas, ajuda.

=> Almeida Revista e Corrigida (ARC)
Adestra as minhas mãos para o combate, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre. ..

=> Versão Almeida Atualizada
Adestra as minhas mãos para a peleja, de sorte que os meus braços vergam um arco de bronze.

=> NTLH
Ele me treina para a batalha para que eu possa usar os arcos mais fortes.

=> NVI
Ele treina as minhas mãos para a batalha e os meus braços para vergar um arco de bronze.

No texto em hebraico a palavra é ונחתה do radical נחת que literalmente deve ser traduzida: descer, dobrar, pressionar para baixo, daí impor, dominar, subjugar.  A ideia que o termo expressa é de usar de força de cima para baixo exercendo poder e autoridade sobre algo ou alguém.
Essa palavra aparece onze vezes no AT hebraico, e além da citação do Salmo 18, há outras duas ainda nos Salmos: em 38:2 – ... e sobre mim a tua mão pesou; e 65:10 – ... aplainando-lhes as leivas.
Quanto ao texto analisado, dando-se vazão a uma compreensão poética do texto – estamos tratando de Salmos! – eu entendo que a melhor interpretação seria: ...dá-me total controle sobre o arco.
Vamos nos aprofundar um pouco mais.
O Salmo 18 é um cântico de Davi e tem como título em hebraico: "Para o chefe músico de Davi , o servo do Senhor, que cantou ao Senhor as palavras deste cântico, no dia em que o Senhor o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul."
No contexto, Davi está afirmando sua crença que Deus é quem o cinge de força e em todos os aspectos o torna apto para enfrentar a batalha (veja os versos 32 a 36).  É esta crença que o faz reconhecer que Ele dá grande livramento ao seu rei (verso 50). 
Então, entre as habilidades que o Senhor dá, está ter todo o controle – fazer descer ou subjugar – até os imponentes arcos de bronze (melhores que os simples de madeira).
Pela força do Senhor, as mais formidáveis armas de guerra estão agora sob o meu mais absoluto controle e posso fazer o que quiser: dobrá-las, vergá-las, torcê-las ou empená-las – usá-las como bem entender.
Quanto a quebrá-lo no manuseio, em virtude da força do braço, embora não ofenda o hebraico (compare com 1Sm 2:10 em que aparece a mesma palavra e a tradução quebrantados não é forçada), penso que não é a melhor escolha de tradução e interpretação, além de não ajudar muito na poética e teologia do texto.  Eu não a adotaria.
Justificando mais a escolha de vergar como a melhor opção.  Lembremos que o uso do arco como veículo para a fecha se dá puxando (vergando) a corda, ou linha que está amarrado ao arco de modo a produzir empuxo suficiente para a flecha – e isso requer habilidade, mas também força.  É esta capacidade espiritual que o Senhor nos outorga: retesar o arco mais nobre e o dispor para a batalha.
Trazendo para a nossa lide diária, o Salmo nos diz que diante das batalhas inevitáveis desta vida, o nosso Senhor nos dá as armas necessárias e, mais que isso, nos torna capazes de manuseá-las de modo a que dela tiremos sempre seu melhor potencial.
Que assim nos faça o Senhor.

13 comentários:

  1. Meus parabéns pelo comentário original , me ajudou muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A glória seja a Deus, aquele que nos capacita para as lutas desta vida.
      Abr

      Excluir
  2. Pastor, Yves aqui, filho de Adenauer e Rosa, lembra de mim? Estava pesquisando sobre esse cântico de Davi, em 2 Samuel, e me deparei com esse seu blog extremamente rico!! Agora tenho material para me apoiar durante minhas leituras bíblicas. Que nosso Deus te continue te abençoando, de modo que as suas mãos sejam como as melhores armas de guerra! Abaço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Yves. Claro que lembro bem de você. O carinho que tenho por seus pais se estendeu até você e seus irmãos.
      Certamente também me alegra o coração saber que meus Escrevinhandos podem apoiar seus leituras bíblicas. Continuo orando e servindo.
      Sempre quer precisar de algo, pode contar comigo.
      Abr.

      Excluir
  3. Consegui nutrir bastante do texto através dessa explicação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom querido. Esse é nosso objetivo: fornecer nutrientes para sua vida cristã e devocional baseados no entendimento da Palavra de Deus.
      Deus abençoe sempre.
      Abr

      Excluir
  4. Que benção esse comentário. Deus te capacite, sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido. A glória seja a Deus que nos torna apto para a missão
      Abr

      Excluir
  5. Que comentário maravilhoso. Ajudou muito no entendimento. Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém querido. Me alegra poder ajudar sempre na compreensão do texto sagrado. Deus abençoe sempre!

      Excluir
  6. Texto muito bem estruturado e fundamentado. Determina leitura lfluida è agradável ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, querida! Que possa ajudar a compreender melhor a Palavra de Deus.

      Excluir