terça-feira, 11 de junho de 2013

DOS FRUTOS PARA O REINO

Já quase chegando ao fim da apresentação de seu projeto de Discipulado Radical expresso no Sermão do Monte, Jesus interioriza até a raiz a compreensão da vida de seus discípulos.  Esta foi uma das ênfases do Mestre: o Reino de Deus está entre vocês (Lc 17:21), por isso é preciso que se busque e demonstre o comprometimento com ele a partir do interior e não somente nas ações externas.
É assim que o Mestre adverte: Cuidado com os falsos profetas (Mt 7:15).  Eles até falam como se fosse em nome de Deus – mas não passa de encenação – pois são lobos em pele de ovelha.  Discurso cristão sem internalização dos valores do Reino é traição e não discipulado!
Na mesma linha de admoestação, Jesus lembra que toda árvore só pode produzir aquilo que ela é interiormente.  Não se pode disfarçar os frutos de uma árvore, pois eles demonstram o que ela verdadeiramente é.  E nisto está a revelação do comprometimento maior do discipulado: frutos para o Reino.
Tendo apresentado assim sua compreensão, o Mestre passa a um alerta: nem todo aquele que diz: “Senhor, Senhor”... (Mt 7:21).  Da boca para fora, pode-se dizer qualquer coisa, até confessar o senhorio de Cristo, ou realizar maravilhas e expulsar demônios.  Mas Jesus é enfático: se isto não for consequência de uma vida interiormente comprometida com Cristo, seu Reino e seus valores, o final é sombrio.  Então: Afastem-se...
Percebendo a radicalização interior do Mestre, devo viver minha fé e meu compromisso com o Reino de Deus não apenas em palavras, para que eu venha a ser o bendito do Pai (cito a fala do Senhor em Mt 25:34).  Para a glória do Mestre Jesus Cristo.

Um comentário:

  1. A parábola do homem prudente e do insensato serve tanto como uma conclusão ao Sermão da Montanha como uma ilustração da absoluta necessidade de fazer a vontade de Deus,isto é,o que Deus nos disse para fazer.Jesus fala em seu próprio nome e em sua própria autoridade,diferentemente dos mestres normais.
    Bom dia,meu professor querido,e pastor.
    Um Abraço.

    ResponderExcluir