sexta-feira, 7 de junho de 2013

A FORÇA QUE VEM DA ALEGRIA

A volta do exílio e a nova vida em Jerusalém no século VII a.C. foi um momento bem marcante da história dos filhos de Israel.  Depois de vencidas as adversidades e vendo os trabalhos de reconstrução bem adiantados, o povo se reuniu para ouvir as palavras de seus líderes Esdras e Neemias (está lá registrado em Ne 8). 
Penso que foi neste contexto de grande euforia nacional, com a perspectiva do novo momento, com a leitura da Lei e a adoração que cantaram o Sl 126.
Mas, voltando ao discurso de Neemias naquele dia, uma frase sobressai: a alegria do Senhor é a vossa força (Ne 8:10).  A convicção daquele líder israelita era de que quando a alegria do Senhor toma conta de minha vida ela faz transbordar em mim força, coragem e ousadia santas.  E esta inundação da alegria que vem do alto apontada por Neemias vai provocar uma série de reações em cadeia.  Veja comigo:
ª  Na força que vem da alegria não há lugar para a tristeza, o choro e o desânimo.  Porque a alegria tomou conta de toda a minha alma então eu tenho que relevar os problemas e preocupações (João fala que maior é Deus em 1Jo 3:20 e 4:4).
ª  Porque há força que vem da alegria então posso comer e beber do melhor.  Para mim hoje significa que na força da alegria espiritual eu devo somente me ocupar em cantar, celebrar, louvar e adorar ao Senhor, ou seja, me encher mais ainda de júbilo (veja o louvor de Sf 3:14-17 e a instrução de Ef 5:19).
ª  Ainda transbordando na força que vem da alegria, é preciso reparti-la.  Estando cheio da alegria divina, não posso me conter e tenho que compartilhá-la com outros: divulgar as boas novas e o amor de Deus, convidar outros para se juntarem a mim nesta louvação (volte ao salmo de gratidão de Davi pela chegada da arca e veja como ele inicia convidando a dar graças ao Senhor em 1Cr 16:8-9).
Sendo tomado de ousadia pela força que vem da alegria no Senhor, que eu, e cada um dos que se sentem tomados por esta graça, possa me concentrar nos motivos de júbilo, apresentando ao Senhor o melhor do meu louvor e atraindo mais e mais pessoas para se somarem a esta adoração ao Altíssimo.  Para a glória dele.


(Adaptado de uma publicação no sítio http://ibsolnascente.blogspot.com.br em 20/08/2010)

2 comentários:

  1. É um exemplo de Adoração,não só daquela realizada durante o retorno da arca,mas também do louvor diário que era realizado diante do Senhor.A sabedoria reconhece que o Senhor é a fonte de qualquer avanço espiritual.Que Deus continue te abençoando.Um forte Abraço.
    Bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O exemplo da disposição dos antigos em louvar o Senhor e dali tirar força para o cotidiano deve nos impulsionar com cristãos ainda hoje.
      Um abraço.

      Excluir